Sobre Nós

receitas chef sioux josajrHá alguns poucos anos moro com a Bianca (que sempre morou aqui) numa pequena cidade do interior de Santa Catarina numa região que os Secretários de Turismo e Cultura gostam de chamar de Vale Europeu. Pratico Fly Fishing nos rios de água cristalina que descem as verdes montanhas da serra catarinense.

Antes disso morei por 20 anos em São Paulo e um dos meus hobbies era conhecer restaurantes e os chefes das suas cozinhas, além de cozinhar, claro.

receitas chef sioux josajrEu sei o quanto é bom pegar a bike e dar um pulinho no supermercado da esquina para buscar massa fillo, mas hoje eu tenho problemas para encontrar creme de leite fresco na minha cidade. Por isso não adianta ficar pensando em receitas com cantarelos silvestres se por aqui é difícil encontrar paris frescos. Queijo Chèvre é tão impossível quanto mussarelas de búfala. Além de não ofercer echalotes roxas, o comércio local sequer imagina que baunilha possa ser algo diferente de uma garrafinha pequena.

fusca 73Preparar um franguinho com crosta de grana padano e herbes de provence é mais fácil, desde que eu substitua o desconhecidíssimo – aqui por estas bandas – grana padano por um parmesão mais simples e no lugar das ervas de provence usar, bem, cheiro verde e orégano secos. Obviamente receitas que pedem sementes de feno-grego serão desafios gigantescos à minha criatividade. Por isso cultivo algumas ervas. Muitas delas vão bem, outras não se adaptam ao clima e dão mais trabalho. Algumas ainda não passam de passatempo para formigas cortadeiras.

Para quem eu escrevo sobre cozinhar

linguicas sul

O legal é que eu não estou sozinho. Sei que a gigante maioria dos amantes da cozinha vive longe dos grandes centros, em situação muito parecida com a minha. É principalmente para elas que eu mantenho esse site. Para as pessoas que não tem tahine ou uma pasta de grano duro no maior supermercado da cidade onde mora.

Eu vejo um número enorme de blogs de gastronomia feito por pessoas que frequentam o Pão de Açucar (o que eu frequentava era o da Rua Sócrates) e Empórios bacanas. Frequentam livrarias legais cheias de bons livros de gastronomia, e se cercam de experiências gastronômicas que para a grande maioria dos (mortais) cozinheiros amadores não passa de um sonho distante. E eu acho adorável que essas pessoas comparitlhem suas experiências conosco em seus blogs, é por por isso que eu os leio. É uma maneira de trazer para mais próximo essas experiências tão distantes da nossa realidade.

O Lado Divertido

Mas isso tudo não é só mimimi. É também muito divertido, pois preciso exercitar minha criatividade, trocar ingredientes, recombinar e experimentar até conseguir um resultado satisfatório para mim, e que você, leitor, também fique satisfeito quando reproduzir as receitas, o que eu realmente espero que aconteça.

Sim, é claro que nós até podemos comprar Sal Rosa do Himalaia pela internet, já o coentro… É torcer para os pássaros não comerem as sementinhas que eu plantei.

%d blogueiros gostam disto: