Filé Duplo, o Churrasco de Igreja

Esse é o tradicionalíssimo filé duplo do Vale Europeu. Aqui você encontra esse corte por todos os lados e ele é obrigatório nas festas de igreja. O acompanhamento de pepino, tomates e salada de batata também está sempre presente.
filé duplo bovino
O Filé Duplo parece muito com a Chuleta já que é retirado do centro do filé mignon, final do contra filé e parte da fraudinha. Ele é separado pela espinha dorsal do boi possibilitando num único corte 3 sabores diferentes.

Tão tradicional quanto o corte é o tempero. A carne passa um tempão marinando em cebola, alho, sal, pimenta, azeite, limão e sabe-se lá mais o quê. Nós chamamos esse jeito de temperar e assar essa carne de “churrasco de igreja”. Geralmente  fica bem macio, mas particularmente prefiro o filé duplo assado na  brasa temperado na hora somente com sal grosso.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

Festa da Colheita do Bairro Warnow

Essa festa acontece todos os anos no Dia dos Pais, mas a ideia inicial é festejar a colheita. Essa é a minha 4ª participação, e ao que tudo indica ainda irei por muitos anos. As pessoas são bem tradicionais e representam bem o lado interiorano da região. A principal diversão é o aviãozinho que é uma roleta que distribui prêmios aos que compram o número, você sabe como isso funciona. Os prêmios vão de pães, repolhos e edredons até patos, marrecos, garnizés (que são pequenos para um Coq au Vin) e até bovinos, que às vezes rendem até entrevista na Rede Globo, como foi o caso de ontem, quando o meu cunhado foi um dos ganhadores. Assista direto no site da rede Globo.

Festa do Warnow

Festa do Warnow

Festa do Warnow

Festa do Warnow

Festa do Warnow

9 responses to this post.

  1. Sioux, que festa linda. Amo iniciativas que preservam a história sempre regadas a boa comida e ótimas prosas. Abraços, Adriana.

    Responder

  2. Posted by Valeria on 16/08/2011 at 11:21

    Nossa !! que legal e diferente. Bacana ver essas festas.

    Responder

  3. Achei super interessante!!!!!

    Responder

  4. Que ótima festa!!! Lindas as fotos. Abs.

    Responder

  5. Posted by Cris Laus on 27/08/2011 at 17:09

    Olá, sermpre que tem festa de igreja minha vó manda comprar churrasco, ainda tem pão, cebola e farofa, delícia, rss. Sucesso júnior e um beijo pra Bianca, que ficvou muito bem na foto por sinal. Abraços.

    Responder

  6. Posted by Paula on 29/08/2011 at 8:40

    Há tempos não passava por aqui, confesso que já estava com saudades…
    Super beijo pra vc e pra Bibi super modelo!! ;]

    Tenham uma ótima semana!!

    Responder

  7. Saudades de Ibirama (SC). Nunca mais provei chuleta semelhante àquelas das festas de igreja de lá. Tenho 5 Kg marinando desde ontém e agora fui provar; não acertei novamente. Acho que o “sei lá mais o que” é que fez falta. Não vou desistir…e nem esquecer Ibirama. Bom domingo. Tito.

    Responder

  8. Posted by Kiko on 02/01/2014 at 8:53

    Pra mim a carne mais saborosa é a ponta do filé duplo, eu separo ela do T e ponho no fogo primeira e tiro por ultimo, o sabor desse corta fica muito melhor quando bem passado, bem passado mesmo, as vezes fica preto por fora mas por dentro o sabor é incrivel. Experimentem.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: