Bolinho de Taiá

Um primo da @BibiElisa (que faz lindos presentes diferentes) passou aqui em casa com o porta malas do Chevette cheio de delicias produzidas na sua terra, a vizinha Pomerode. Tinha Mangarito, aipim (mandioca branquinha), tomates, rúcula, tangerina e taiá, que também é chamado de taioba.
bolinho taia
O taiá é um tubérculo que caiu em desuso no Brasil por ter ficado ligado à alimentação de subsistência, o que é uma pena porque além de super saboroso é super nutritivo. Você pode fazer de nhoque a bolinho, cozinhar e servir junto de carnes mais fortes ou simplesmente comê-los cozidos como acompanhamento.
taia
Na foto mais ao alto, além dos bolinhos de taiá temos também frango a passarinho, pois fazemos pouca fritura aqui em casa, e quando fazemos é o suficiente para passar seis meses sem ela.

Bolinho de Taiá

Ingredientes

1kg de taiá cozinho e amassado
2 colheres de sopa de caldo de galinha líquido
1 cebola média picadinha
1 xícara de maisena
1 ovo levemente batido
3 dentes de alho finamente picados
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café bicarbonato de sódio
salsinha e cebolinha picotadas a gosto
1 xícara de couve a juliana
pimenta do reino moída na hora a gosto
sal a gosto
óleo vegetal para fritar

Modo de Preparo

O preparo é sem segredos, misture tudo e com ajuda de 2 colheres derrame cuidadosamente a massa em óleo vegetal bem quente, reduza o fogo e deixe fritar.

Outra opção é com as colheres, derramar os bolinhos em um prato com farinha de rosca e empaná-los levemente. Eu preferi sem a farinha, mas aí é de gosto, vale a pena experimentar alguns assim e escolher como você prefere.

Mas não é só isso, há ainda outroas opções e uma delas é cozinhar o taiá al dente (na verdade eu os esqueci cozinhando) e passá-los por um ralador. Isso muda a textura dos bolinhos, experimente assim também.

Taiá não é inhame

Uma simples pesquisa demonstra que taiá (Xanthosoma sagittifolium) é uma espécie da família Araceae do gênero Xanthosoma, enquanto o Inhame é o nome comum dado a várias espécies de plantas do gênero Dioscorea da família Dioscoreaceae, ou seja, famílias diferentes. E ao contrário do que possa parecer, eu não entendo nada de biologia e nem preciso, afinal a internet esta aí para quem gosta de pesquisar.
legumes frescos domicilio
Se você acha que Blog sobre culinária tem obrigação de ser cute cute então é melhor encerrar sua leitura aqui.

A internet é maravilhosa e nos permite encontrar muita coisa. Infelizmente muito do que encontramos é conteúdo ruim gerado por pessoas que tem pouco apreço pela pesquisa e muita sede por audiência. Deixei isso para o final porque a maioria das pessoas não gosta de ler e não chegarão até aqui, se você chegou então possivelmente a carapuça não lhe serve.
legumes frescos

19 responses to this post.

  1. Posted by Demétrio José on 10/07/2011 at 15:47

    Deve ser muito bom e com cerveja então hehehe!

    Responder

  2. Posted by Camila on 10/07/2011 at 20:34

    Super apetitoso! Adorei as fotos e a explicação.

    Responder

  3. Que interessante, minha mãe sempre fez taioba, mas usava só as folhas. Nunca soube que se usava o tubérculo. Abraços, Adriana.

    Responder

  4. Eu precisava encontrar esse blog. Me identifiquei com ele. heheheh
    Obrigado por seguir no Twitter. Te seguindo também.
    Abração e sucesso sempre!

    Responder

  5. Posted by Luciano Borck on 14/07/2011 at 16:39

    Quando eu era criança, esse alimento fazia parte de meu dia a dia, adorava frito com bacom….agora achei uma verdureira aqui perto com tudo que havia “nos antigamente”, hehe..parabéns pelas receitas.

    Responder

  6. Chef, nunca comi taiá, mas posso ter visto na feira. Isso se não estou confundindo com outro tubérculo. Ah, e li o post até o fim, isso faz de mim uma blogueira que não é cute cute? rs

    Responder

  7. Posted by Norma Pereira @norminhasueli on 19/07/2011 at 22:29

    Parece bem gostoso! e para quem não conhece Taía, assim como eu, o compararia a um inhame mesmo!.. e li até o final.. adoro pesquisar! beijo.

    Responder

  8. Posted by Manuela on 23/02/2012 at 12:34

    Parabens pela postagem, li ate o fim e me serviu muito pois achei o que precisava, aqui na cidade onde moro as pessoas não conhecem inhame e dizem que o mesmo se da para porcos, e olha que moro na maior cidade catarinense…kkkkk, preciso de inhame e não de taia, pois a casca do inhame cozida e um grande indutor de ovulação natural, mas esta dificil de achar, as pessoas confundem um com o outro.. mais uma vez parabens pela postagem muito util, acho que todas as postagens deveriam ser assim e não apenas aquelas babozeiras como a maioria vem sendo.
    Abraços

    Responder

  9. Posted by micheli hoepers on 07/03/2012 at 22:55

    ADOREI AS RECEITAS, SOU DE JOINVILLE – SC E SEMPRE TÍNHAMOS EM CASA O TAIÁ QUE MEU FALECIDO PAI PLANTAVA EM SUA CHÁCARA! ADORO COMO PURE, OU APENAS COZIDO. MORO HÁ 02 ANOS EM SÁO PAULO E ENCONTRO NAS FEIRAS AQUI COMO INHAME RSRSRS… ADORO E ACHO QUE NÃO PODE FALTAR NA MESA !
    ABRAÇOS.

    Responder

  10. Posted by Naoraldo on 29/04/2012 at 9:09

    Em Tijucas SC, me lembro quando criança, se usava TAIA no preparo de morcilha, que era uma delícia.

    Responder

  11. Posted by Suzete on 01/06/2012 at 22:34

    Sempre fiz o taiá frito, mas com ele ralado cru. fica uma delícia. Também conheço o mangarito, que cozinho ralo e frito com bacom,e fica muito bom, pena que está quase extinto, pois é uma dificuldade de achar. Moro em Indaial, que me parece é o mato que você diz morar rsrs.

    Responder

  12. Posted by israel on 09/11/2012 at 9:41

    Eu amo as folhas de Taioba, o tubérculo ja comi tb, mais prefiro as folhas e tb não é qquer pé que da o tuberculo, pois tudo de onde esta plantado se for em lugar alagadiço da tuberculos senão é dificil e tb tirar da terra é complicado. Mais em muitas quitandas eu vejo o tubérculo a venda e as folhas não.

    Responder

  13. Posted by Alcemar on 09/01/2013 at 11:19

    Muito bom obrigado por postarem essas delícias.

    Responder

  14. Posted by terezinha tessaro on 07/05/2013 at 19:54

    Eu costumo consumir otaiá cozido na agua apenas e adoro. mas da próxima vez vou fazer esses bolinhos que parecem estar deliciosos. obrigado pelas dicas.

    Responder

  15. Posted by dercy santana on 08/08/2013 at 22:31

    pocha to com 58 anos e não sabia que dava para comer o taiá só comia as folhas o inhame faço suco como cozido obrigado gente,como é bom aprender.

    Responder

  16. Posted by eliane on 22/10/2013 at 16:05

    O importante que ele é um fonte bem nutriitiva . Vou incluí-lo em minha dieta. Sua receita deve ter ficado uma delícia, mas fritura tbém não me agrada. ehehehe

    Responder

  17. Posted by Renato Francisco Galitzki on 02/11/2013 at 18:03

    Sempre que posso como. Cozinho na agua e sal com a casca, e muito saboroso. Renato.

    Responder

  18. Posted by Nélvio Castanheiro on 28/10/2014 at 19:38

    As folhas do Taiá servem para combater anemia?

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: