Homus

Quem não adora antepastos? São ótimos, mas dependendo do cardápio um antepasto sofisticado demais poderá roubar o brilho do prato principal que será servido, por isso as vezes é fundamental lançar mão de receitas saborosas, porém, simples como o Homus.
homus tahine arabe
Eu gosto de servi-lo aos convidados ali mesmo no balcão enquanto finalizo os outros pratos; e se isso não for demorar muito prefiro antepastos leves e suaves. Você pode combinar o homus com babaganuche e coalhada, ou servi-lo sozinho. O homus tahine é bem nutritivo, tem grande quantidade de proteína, fibras, gordura mono-insaturadas e ferro, mas prefiro não falar das calorias.

Talvez o único ingrediente complicadinho dessa receita possa ser o tahine, a pasta de gergelim. Antes eu comprava no Mercado Municipal de São Paulo, mas já encontrei até no armazém da minha cidade. Já falei sobre a minha dificuldade em conseguir ingredientes, então pode ser que o tahine esteja ficando mais popular e fácil de achar.

Homus Tahine

Ingredientes

2 xícaras de grão de bico cozinho
2 colheres de tahine (pasta de gergelim)
1 limão tahiti (somente o suco)
2 dentes de alho cozidos com a casca

Modo de Preparo
Deixe o grão de bico de molho em água pelo menos da noite para o dia, então o cozinhe até que esteja macio. Leve uma xícara da água do cozimento ao processador de alimentos ou liquidificador, junto com o tahini, os dentes de alho sem a casca e o suco de limão. Bata até dissolver tudo e então comece acrescentar o grão de bico. Você deve conseguir uma consistência cremosa e bastante homogênea.

Você pode servir imediatamente, ou como eu prefiro, deixar uns 30 minutos na geladeira para adquirir algum frescor. Coloque uma porção em seu “pratinho” mais adequado regue com um fio de azeite extra virgem de boa qualidade, enfeite com um raminho de hortelã, junte pão sírio e sirva com seu sorriso mais sincero, afinal, não existe ingrediente mais importante do que ele.

Velho Truque Índio

As medidas da receita rendem bem mais homus do que normalmente preciso para antepasto, o que não é problema, pois eu adoro no café da manhã e no lanche da tarde schmiado numa torradinha, biscoito água e sal ou num pedaço de pão preto. O truque para que seu homus fique sempre gostoso na geladeira é prepará-lo sem o limão. Deixe para adicionar o limão na porção que será servida, ou consumida mais rapidamente. Eu, na verdade, quase sempre como sem limão, dou preferência para um fio de azeite. Resista à tentação de colocar sal na água do cozimento, pois ele endurece a casca. Mas pode experimentar grãos de pimenta rosa, grãos de zimbro, kümmel ou a especiaria que desejar, deixando seu homus levemente aromatizado. Não dispense o restante da água do cozimento até que seu homus esteja na consistência desejada.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

8 responses to this post.

  1. Posted by Paula on 12/06/2011 at 13:16

    Depois o senhorzinho diz que não é sofisticado, aham😛
    Não sou muito fã de grão de bico mas fiquei com vontade de provar esse tal de homus
    e achei lindo o prato! (:

    Responder

  2. Posted by Carol on 12/06/2011 at 19:55

    Entre os pratos mais tipicos encontra-se o doner kebab carne de cordeiro assada e o tabbo li uma deliciosa salada…Bebidas..As bebidas mais populares sao os refrigerante e sucos de frutas. Para retirar a pele dos graos-de-bico coloque-os ainda quentes dentro de um pano feche e esfregue este numa superficie…..Shawarma.. .Ingredientes.. . kg de pernil de carneiro ou file mignon.. . litro de vinho tinto seco.. .300g de picles variados cebola pepino e cenoura .. .100g de damasco seco picado.. .100g de nozes em pedacos.. .2 tomates picados.. . maco de salsinha.. . maco de hortela.. .1 colher sopa rasa de pimenta siria.. .1 colher cafe rasa de canela em po.. .1 pacote de pao arabe folha.. .Modo de Preparo..1..No liquidificador bater o vinho os temperos e as ervas..2..Deixar a carne de molho pelo menos por um dia..3..Desfiar a carne ainda crua e misturar os demais ingredientes..4..Cortar os picles em tiras e juntar ao tomate damasco e nozes..5..Colocar sobre o pao folha uma fileira do recheio e um pouco do molho de vinho com o tempero onde a carne ficou de molho enrolar e colocar em uma assadeira untada..6..Assar em forno pre-aquecido por 40 minutos….

    Responder

  3. Concordo com o comentário acima! Essa entradinha está muito chique… e com uma cara deliciosa! Parabéns! bjs

    Responder

  4. Posted by Izabela on 13/06/2011 at 9:40

    Gente, isso é tudo de bom! Tenho a sorte de ter uma grande amiga libanesa. Toda vez que ela nos convida sempre tem “hoummos”. Eh uma delìcia !!! Ela ja me deu a receita libanesa, agora vou provar a receita brasileira do chef. Um abraço.

    Responder

  5. Posted by Pedro Cajueiro on 13/06/2011 at 9:44

    Fantástico, Chef Sioux.

    Responder

  6. Posted by Patricia on 19/06/2011 at 22:18

    Eu adoro homus! Sempre faço também. Acho um pouco chata a parte do grão de bico. Aqui em SP não vejo para vender, mas em MG a Predilecta (ou outra marca do tipo) vende o grão de bico cozido, descascado e na latinha. É muito prático! Qdo vou pra lá trago um monte dessas na mala.😉
    Patrícia

    Responder

  7. Posted by Leo on 15/08/2011 at 14:10

    Pena que o Vale do Itajaí rejeita a comida árabe.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: