Mangarito

Mangarito (Xanthosoma mafaffa Schott) é um tubérculo cor de manga, e não branco. Se você ver algo branco não é mangarito, pois é bastante comum confundirem uma espécie de inhame (que é uma Dioscorea) com mangarito (que é uma Araceae). Aqui em Santa Catarina, em especial no Vale Europeu, mangarito é raro e caro. Não se encontra em supermercados e você depende do próprio produtor. O quilo custa uma boa grana e custará mais caro ainda se o produtor for um parente querido. É muito admirado por descendentes de alemães, em especial os mais antigos.
mangarito
O mangarito, assim como outros tubérculos é bem versátil, podemos fazer um purê e rechear ravióli, fazer escondidinhos, comê-los simplesmente cozidos, ou mangarito com molho de galinha, como, aliás, é a preferência do pessoal aqui da região. Hoje mantive bem simples, depois de cozido salteei na manteiga com pimenta e sal rosa do Himalaia moídinhos na hora como na foto abaixo, menos é mais.
mangarito
O purê, em especial quando usado para rechear massas como o ravióli fica muito bom. Com uma textura única e sabor suave, o mangarito abre espaço para combinar com molhos suaves, talvez à base de manteiga e queijos de sabor brando. Quem sabe não rola umas receitas em alguns dias, quem sabe.

mangarito

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

12 responses to this post.

  1. Posted by Paula on 23/06/2011 at 19:17

    e o Chef Sioux é cultura!!

    Achei curioso (eu não conhecia). E deu super vontade de experimentar o mangarito com queijos “brandos” e molhos suaves! (:

    Responder

    • Posted by Ermilton J Santos on 12/02/2012 at 21:50

      Nao posso deixar resposta, pq tenho perguntas…rs Como poderei adquirir o MAGARITO? Nem lembrava mais que existia….. e to interessado em adquiri-lo, plantar e tbem comer. Se alguem tiver essa informação, por favor…..

      Responder

  2. Olá, Sioux! Achei simplesmente lindo, a cor é muito intensa. Não conhecia, também fiquei com vontade de experimentar. Abraços, Adriana.

    Responder

  3. […] com o porta malas do Chevette cheio de delicias produzidas na sua terra, a vizinha Pomerode. Tinha Mangarito, aipim (mandioca branquinha), tomates, rúcula, tangerina e taía, que também é chamado de […]

    Responder

  4. Chef, sabe de uma coisa. Fiquei com vontade de comer esse mangarito assado na fogueira.

    Responder

  5. Parece muito com o camote, um tuberco peruano, como uma batata doce.
    muito bom!

    Responder

  6. Posted by neide pezzutti on 11/10/2011 at 14:12

    gostaria de comprar uma muda ,vcs vender um abraço

    Responder

  7. Posted by Mariza Maia on 08/05/2012 at 15:33

    Conheço mangarito desde criança, após muitos anos sem saber deles, voltei a come-los uns dois, três anos atrás, coincidentemente hoje comi novamente esta maravilha, pois colhemos ontem em nosso quintal, resolvi pesquisar na Net e fiquei surpresa, com as matérias. Sou de origem alemã, quando éramos crianças, uma tia-avó cultivava esta maravilha. Conseguimos algumas rizomas em Massaranduba e outras fornecidas por uma amiga de Guaramirim. É mesmo muito gostosa.

    Responder

  8. Posted by jose antonio on 22/06/2012 at 19:19

    Eu conheço sim mangaritos,morei em campo mourao e la no sitio tinha isso a trinta anos atraz. como consigo uma muda? a jente planta a batata mesmo?. abraços

    Responder

    • Posted by Mariza Maia on 23/06/2012 at 14:21

      O nome não é batata e sim cabeça, planta-se esta cabeça como se planta o japão ou inhame, como queira, deixando-se uns trinta centímetros entre uma muda e outra.

      Responder

  9. Posted by Naná on 21/08/2012 at 14:00

    Neste final de semana comprei um quilo de “batatinhas” porque fiquei curiosa. Me disseram que chamava-se mangarito. Os cuidados no preparo e dicas de plantio que me passaram são os mesmos que estou encontrando pela net. Só que ele é branco e não amarelo! O que é então? Obrigada!

    Responder

    • Se forem bem pequenas, Naima, pode ser o Mangarito que ainda não está maduro para ser usado como alimento. Dependendo da composição da terra ele demora a adquirir a cor característica, e o sabor estará bem aquém do ideal. Existe uma espécie de planta também comestível, muito parecida com o Mangarito que chamam de mangarito branco, mas se estiver na maturidade certa para consumo e continuar branco não é a mesma planta.

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: