Bolo de Chocolate na Caneca

O Bolo de Caneca é um clássico da minha vida de solteiro quando somente eu e o cão Ozzy dividíamos o lar. Deveria ser receita obrigatória em manuais de geladeiras vendidas para pessoas solteiras, descasados e afins.
bolo chocolate caneca
Mas ela também é perfeita para pessoas que moram acompanhadas, digo por quê. Em minha opinião o maior problema de se fazer um delicioso bolo normal como o Bolo de Maça com Passas e Amêndoas se chama “reincidência”. O problema é reincidir na comilança. A gente come um big pedaço maravilhoso de bolo e dali a pouco reincide no crime. No outro dia pela manhã reincide no crime novamente, entendeu?

Brincadeiras à parte, com esse bolo não tem problema de se tornar reincidente. Você faz, come, limpa e não tem como reincidir. E, além disso, é infalível.

Bolo de Chocolate na Caneca

Ingredientes

1 ovo pequeno
3 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa rasas de açúcar
2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó
4 colheres de sopa de leite
4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
1 colher de café de fermento em pó

Modo de preparo

Consiga uma caneca que caiba pelo menos 300 ml de líquido, menor que isso seu bolo vai derramar antes de assar. Se a sua caneca for de 300 ml na estica como as que usei então o bolo sai um pouco pra fora, entorta, mas não entorna.

Na sua caneca tão boa coloque o ovo e bata um pouco com um garfo ou pequeno fouet. Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate em pó, misture.

Coloque a farinha de trigo e mexa gentilmente até incorporar. Em seguida faça o mesmo com o fermento. A massa deverá ficar ligeiramente menos densa que de um bolo normal.
bolo chocolate caneca
Agora é levar ao microondas por 3 minutos em potência máxima. Não é preciso untar a sua caneca, o bolo se solta quase sozinho dela.

Para a cobertura misture 2 colheres de sopa de leite, 1 colher de chá de manteiga e 1 colher rasa de chocolate, leve ao microondas por 1 minutinho, misture bem e derrame sobre o bolo. Vale estrelas coloridas de vários formatos, granulados, granolas ou o que mais lhe agradar.

Numa boa caneca (ou ramequin) você pode assar esse bolo em forno normal, a gás ou elétrico, mas a ideia é justamente lhe passar algo rápido e bem prático. Pelo mesmo motivo lhe passei essa cobertura, mas claro que você pode fazer as mais diversas coberturas, ganaches, caldas, caramelos…. se quiser gastar mais tempo. Como eu passei são 5 minutos pra preparar e você já está com seu bolinho no sofá, embaixo do edredom assistindo seu filme ou programa preferido.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

33 responses to this post.

  1. Posted by Paula on 02/06/2011 at 19:23

    hahahaah
    Eu diria que a pessoa reincide na cozinha, preparando outras porções desse bolinho divertido!
    Se eu me atrever a fazer um bolinho desses aqui em casa de duas uma: ou me chamam de egoísta, ou comem ele e me deixam sem! hahaha😀
    Achei divertida essa idéia, e as estrelinhas ficaram lindas!

    Responder

  2. Posted by Paula on 02/06/2011 at 19:26

    Só uma pergunta: essa receita equivale a caneca de bolo, é?!

    Responder

  3. Isso é genial, também faço. Cabe muito bem nos domingos em casa pra mim.

    Responder

  4. Posted by Norma Pereira @norminhasueli on 02/06/2011 at 21:02

    Legal, aprendi a fazer um bolinho rápido e prático para o maridão, que ama bolo de chocolate! Valeu! bj

    Responder

  5. Adoreiiii, e claro vou levar a ação,p/ meus pequenos do Lar Infantil. parabéns!!!Acho q vai dar certo néh as crianças amam colocar as mãozinhas na massa rsrs:=)

    Responder

  6. Sioux, concordo com você me número, gênero e grau. Depois de ter visto sua receita do Bolo que Conquista Corações ( Bolo de Maça com Amêndoas) resolvi fazer minha versão… completamente diferente… de ameixa… mas foi o gatilho para eu cometer o delito da gula hoje, logo cedo. Adoro suas receitas… sempre inspiram mesmo que formas diferentes. Abraços, Adriana.

    Responder

  7. Oi! Receita anotada! Sou fãzaça de bolos de caneca, principalmente para as vontades repentinas de bolo. A reincidência é mesmo um problema! Rs. Ando fazendo minibolos com metade da receita original para driblar esse problema que você bem lembrou. Beijos.

    Responder

  8. Posted by Bethânia on 03/06/2011 at 11:33

    Oi! Já fiz um bolo de caneca, não sei se a receita era bem diferente, mas ele ficou bom por uns 2 minutos e depois… se vc não comer rápido, ela vira uma sola! Duro e emborrachado.. huaihauiha Vou tentar fazer sua receita pra ver se me tira esse trauma. (já peguei várias outras tb.. a do bolo de maçã vou fazer hoje) *-*

    Responder

    • Bethânia minha linda, esse também. rsss. Quase tudo que se fizer em microondas é para comer na hora. A ideia desse bolinho é comer na hora mesmo, se deixar para depois, já era🙂 Se não tiver pressa, asse ele em forno normal, à gás ou elétrico.

      Responder

  9. Aqui em casa é assim: eu peço, o Chef Sioux prontamente atende aos meus desejos e “comicites”. Ficou uma gostosura. Bolo simples, pra comer quentinho! Ah! E usem chocolate em pó ou cacau de ótima qualidade pra garantir a intensidade do sabor.

    Responder

  10. Cara, essa receita é tão perigosa quanto a reincidência. Imagina vc lá…sentado no seu sofá, na preguiça e bate a vontade de comer um doce. Ai vc lembra daquele bolo…só que bolos dão um trabalhinho pra fazer e pra te fazer levantar do sofá vc vai precisar de uma bela dose de disposição, que nem sempre vc tem. Ai acaba desistido…
    Já essa receitinha de bolo de caneca é tão facil e rápida q vc sempre tem disposição pra ela! E se bobear até repete pra uma segunda caneca…e dane-se a reincidencia!rsrs
    Perecebe?
    =)

    Responder

  11. A reincidência é um problema mesmo. Só que comigo aconteceu do mesmo jeito. Fiz primeiro o de chocolate, depois, de limão, de laranja e por último o de côco…um problemão hahaha

    Responder

  12. Posted by Maria on 06/06/2011 at 7:08

    Muito interessante as suas receitas…Tenho vontade de voltar a cozinhar(da prazer de fazer).E esse me parece muito fácil!

    boa semana

    Maria

    P.s. As fotos sao ótimas!

    Responder

  13. Ainda não tentei mas já ouvi falar que é um achado. E debaixo do edredom quentinho, nem se fale. Vou tentar hoje!

    Responder

  14. Parece delicioso, quero fazer também para colocar no meu blog!
    Parabéns

    Responder

  15. Vim aqui porque Lola comentou no twitter.
    Muito legal o que você escreve e as receitas parecem apetitosas.
    Eu ando na moda do bolo de caneca.
    Já fiz 3x o Bolo de Milho, e fica tudo de bom.
    Fiz uma vez o bolo com mirtilo na xícrinha, mas não ficou nada como o impagável bolo de milho.
    Há dias tô querendo experimentar o bolo de chocolate, mas ainda não rolou.
    Aqui em casa o bolo de caneca dá pra duas pessoas.
    O bolo de bilho ficou meio tortinho, mas é muito bom.
    Agora vou bisbilhotar mais, tô curiosa para saber a receita do bolo de maçã.

    Bom apetite!

    Responder

    • Olá Roseane, seja bem vinda.
      Aqui um bolinho desse tb dá pra 2 pessoas, senão, da-lhe calorias, né, rss.
      Obrigado pela visita, seu blog é lindo, indicadíssimo.

      Responder

  16. Aaaaaah, achei genial essa receita! Mas fiquei tão triste quando cheguei na parte de colocar no microondas.

    Poxa, eu não tenho microondas em casa.😦 No forno isso não funciona, né? Será que uma caneca suporta o calor do forno? O.o

    O que vc recomenda no meu caso? Ficar só com água na boca?😦

    Beijos, adorei o blog!😉

    Responder

  17. Posted by samea on 28/06/2011 at 14:36

    Nunca comi um bolo de caneca achei o máximo, vou fazer, depois eu conto se deu certo!
    Beijos!

    Responder

  18. Posted by samea on 03/07/2011 at 21:48

    Fiz o bolo, adorei!! Ficou supimpa!!!

    Beijos!

    Responder

  19. Olá, eu e meu pai fizemos seu bolo AGORA, e ficou uma delícia!! Vamos fazer toda semana no Inverno!
    obs.: Segui eu no Twitter : @Ultragrenn – me segue que eu te sigo!!!

    Responder

  20. […] bolo de caneca. Uni o bolo de chocolate na caneca do @JosaJr (do blog das receitas mais *-* ever, Banco & Balcão), com a ideia do bolo de morango na caneca do M de Mulher, fiz algumas adaptações para tirar a […]

    Responder

  21. Adorei, vou fazer sempre, vc não tem uma receita de bolo de fubá não?

    Responder

  22. Vim conhecer seu blog por causa da Pepa e não resisti já fiz o bolo, só que minha caneca tinha 300 ml justinho então … derramou … mas mesmo assim ficou ótimo!!
    Beijos no coração

    Responder

  23. Vou fazer este bolo para o meu filho Lucas de 5 anos.

    Responder

  24. Vou fazer o bolo de caneca para o chá da tarde do meu filho Lucas de 5 anos e os seus amiguinhos. Achei a decoração muito linda.

    Responder

  25. […] pra vocês verem como é super easy, tirei fotos do passo-a-passo. Ah, a receita eu peguei daqui. […]

    Responder

  26. Posted by Sandra Rodrigues on 09/07/2012 at 20:20

    Excelente post! Bolo acabadinho de fazer, ficou uma delícia! Obrigada!

    Responder

  27. Posted by Tanara Rose on 11/08/2012 at 11:12

    Fica legal também se você trocar a farinha de trigo por farinha de aveia. Só que, nesse caso, é preciso colocar um pouquiiiinho mais de tempo no micro (vamos supor: de 3min pra 3min30 ou 4min).🙂

    Responder

  28. Posted by Thaina on 05/09/2012 at 12:29

    queria sabe se nao estraga a caneca se colocar no fornoo.

    Responder

Deixe uma resposta

