Bolo de Maçã com Passas e Amêndoas

Eu adoro bolos e sei que não estou sozinho. A maioria das pessoas que conheço ficam hipnotizadas pela mera visão de um bolo ao chegar em uma festa de casamento ou aniversário, por exemplo; geralmente a maioria das que conheço passam a festa toda ansiando quase desesperadamente pelo momento de comê-lo. Mas não eu.
bolo maça passas amendoas
Será dificílimo me ver comer um pedaço de bolo de festa. Para mim, quando falamos de bolo, menos é sempre mais. Um bolo de fubá, um despretensioso bolinho de cenoura com cobertura de chocolate, um bolo de milho, são receitas que me encantam transportam minha mente para tempos tão bons. É gostoso saber que em alguns anos pensarei assim sobre os dias de hoje e que assim é a nossa vida, você vive bem seus momentos, um após o outro para fazer a sua história repleta de momentos para se sentir saudade. Melhor ainda é se não for difícil revivê-los.

Esse bolo de maça e frutas é maravilhoso e você poderá criar variações com suas frutas preferidas ou com frutas da estação, ou ainda com frutas que crescerem na sacada da sua janela ou na varanda do apartamento. Antes de lhe dar a receita, entretanto, me sinto responsável por lhe fazer uma única recomendação, tome muito cuidado ao fazer e servir esse bolo tão bom, em especial com quem irá apreciá-lo, pois este bolo conquista corações.

Bolo de Maça com Passas e Amêndoas
Ingredientes

2 ovos
2 xícaras de açúcar
2/3 xícara de óleo
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
3/4 xícara de chá de uva-passa
3/4 xícara de chá de nozes picadas
3 maçãs grandes, descascadas e picadas em cubinhos
3 colheres de chá de fermento em pó

Modo de Preparo

Coloque seu forno para pré aquecer em 200ºC.
bolo maça passas amendoas
Em um Bowl, bata bem os ovos com o açúcar e em seguida acrescente o óleo, o bicarbonato, a canela e a baunilha, misture bem. Vá adicionando os demais ingredientes aos poucos e mexendo sempre.

É ótimo usar uma fôrma com buraco no meio untada e enfarinhada, de 24 cm de diâmetro é perfeita. Leve ao forno, agora baixando a temperatura para 180°C e asse até que o palitinho saia seco. No meu forno à gás leva cerca de 40 minutos.

Para cobertura a Bianca utilizou 1 xícara de açucar de confeiteiro misturadas com 4 colheres de suco de limão.
bolo maça passas amendoas

Post Scriptum: Infelizmente, talvez devidos à falta de conhecimento técnico, ou talvez devido à falta de tempo, ou talvez somente devido a motivos etílicos mesmo, não consegui nenhuma foto que conseguisse traduzir visualmente a textura, o aroma e o sabor do bolo depois de assado. Serei obrigado a continuar tentando.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

22 responses to this post.

  1. Olá meu amigo, eu tenho uma receita de bolo de maçã onde bata-se as cascas junto com o oléo, ovos e pra deixar a maça ainda mais macia acrescento na receita 1/2 xícara de leite. Além de nutritivo, fica uma delícia! Fica ai a dica.

    Responder

    • Esqueci de dizer, que os ingredientes que citei são batidos em um liquificador, beijos.

      Responder

    • Olá Heloísa,
      Obrigado pelo comentário e pelas dicas. Aqui em casa nós achamos ótimo o fato de essa receita não levar leite, que eu não tomo. Acho que usá-lo é uma opção, mas acredite, ele fica ótimo sem o leite, experimente.

      Responder

  2. Posted by Paula on 29/05/2011 at 15:34

    Quando algo me chama atenção, além de apreciar, tenho vontade de divulgar e se possível colocar “as mãos na massa”…E chamou minha atenção o momento em que você registrou no twitter “bolo de maçã com passas e amêndoas”. Na mesma hora comecei imaginar as belas imagens que seriam registradas por você aqui no blog. Só de vê-las agora e ler sua recomendação quanto a conquistar as pessoas com essa receita, posso dizer com convicção: apaixonante. Parabéns pelo blog!! E obrigada por compartilhar receitas com pessoas que como você, são entusiastas pela arte de cozinhar! (:

    Responder

  3. Nossa, chef, a massa fica tão bonita. Receita anotada para as tardes de férias que virão. Abraço e boa semana.

    Responder

  4. Cumpadi,
    Vim por causa do cheirinho de bolo, claro…=)
    Tenho preferência por salgados, mas o bom bolo do tempo de vó, de mãe me faz suspirar. Broa de fubá então…me faz voltar prá Míingeráis na horinha…sardáadimáisdaconta! =]
    Agora, esse seu bolim tá é chique purdimais e como gosto de maçã, vou experimentar!
    Um abração procê!

    Responder

  5. Ah! os bolos sempre perfumados e com milhões de formas de preparo. Adorei essa aqui. Abraços, Adriana.

    Responder

  6. Nossa belo bolo! Adoro bolos assim, tem um diferente lá no meu blog, faz qualquer dia e me fala. Bjs e uma Boa Semana

    Responder

  7. Q maravilha de bolo…Vou sim testa-lo e depois te conto!

    Além de parecer muito saboroso,é muito saudável…Hum e com um cházinho de canela ou maça ou laranja deve ficar perfeito!

    Lindas as imagens!

    Boa semana

    Maria(Crika)

    Responder

  8. Posted by claudia on 31/05/2011 at 22:31

    Ave Maria Cheia de Graça! Humm! Esse bolo deve ficar delicioso, vou fazer…😀

    Responder

  9. Posted by danivitti on 31/05/2011 at 23:03

    Acabei de fazer e saborear essa delícia!!! Eu só exagerei na calda…rs Abraço, Daniela

    Responder

  10. […] Sobre Nós « Bolo de Maçã com Passas e Amêndoas […]

    Responder

  11. […] Sobre Nós « Bolo de Maçã com Passas e Amêndoas […]

    Responder

  12. […] Inspiração para conquistar corações: Banco e Balcão […]

    Responder

  13. Eu adoro bolos. Gosto daquele bolo simples, bem fofinho, que nunca acertei.
    O bolo mármore também é bom. De laranja adoro! Confeitados com chocolate, coco, masmellow, também gosto.
    Enfim, são muitos.
    Gostei da tua receita. Vou arquivar.
    Aqui está na época das frutas vermelhas, será que essa receita vale para morango, mirtilo, framboeza e groselha?
    Se eu fizer depois te conto.

    Bom apetite!

    Responder

  14. Posted by Rosa on 19/06/2011 at 13:44

    Pena que minha vozinha não esteja viva, ia adorar saber também. Vou fazer no meu aniversário, minha Mãe também curtiu a receita. Sim, pelas imagens bonitas o cheirinho da maçã que está nas lembranças também é ativado. PARABÉNS!

    Responder

  15. […] Esse bolo é tão bom que não dá  para comer depois. Inspiração: Banco e Balcão. […]

    Responder

  16. […] Déls! O pessoal do twitter sabe que eu sou surtada pelo bolo de maçã com nozes e passas que tem no Banco & Balcão. Mas o bolo do meu coração é uma cuque de uva que eu comia quando morava no pensionato em Ponta […]

    Responder

  17. Desde quando começei a frequentar o blog achei este bolo lindoooo. Hoje, numa manhã chuvosa aqui em Maceió decidi perfurmar a cozinha e adivinha o que fiiiiz? Este blog que há tanto tempo “paquero” fiz algumas adaptações pois foi de improviso aqui na cozinha. Fiz com açucar mascavo, acrescentei damasco seco e reguei com suco de uma laranja as maças, uvas-passa, nozes e o damasco. Ficou booooooom. Adoro o blog e a energia boa que passa ao descrever o que conzinha. Parabéns!!!!

    Responder

  18. […] da nossa casa! Por isso, dessa vez me senti no direito de postá-la, com os devidos créditos ao Banco & Balcão, porque ela é divina e um coringa que precisa estar na cozinha de todo […]

    Responder

  19. Posted by Lucilene on 21/07/2014 at 20:37

    esse bolo eh *tudibom*, uso acucar mascavo e refinado meio a meio, nao sabia q conquista coracoes… rs hummmm bom saber!!!

    Responder

  20. Posted by Lucilene on 21/07/2014 at 20:39

    ahhh cubro com ganache de chocolate meio amargo, asssim como vc tbem prefiro nao falar em calorias, em alguns casos.

    Responder

Deixe uma resposta

