Molho Pesto

Eu não consigo viver sem pés de manjericão espalhados pelo quintal. Os acho mágicos. Penso que enquanto houver manjericão há esperança.
molho pesto

Num outro momento vou falar sobre os tipos de manjericão e alfavaca que encontro aqui no sul.

Hoje comemos peixe que assei em uma churrasqueira improvisada com tijolos. Eu não preciso de muito para fazer grelhados simples. Alguma lenha ou carvão. Umas pedras ou tijolos, um pedaço de bambu ou uma grelha e já se faz um bom fogo capaz de fornecer o calor necessário. Deixei as postas marinando por 1 hora numa mistura de 100ml sucos de limão, 2 dentes de alho amassados, pimenta do reino preta moída no momento, como sempre, sal e salsinha. Em seguida foi levar à grelha até dourar. Coisa rápida.

Molho Pesto


Ingredientes

1 maço pequeno de manjericão
8 grãos de pimenta do reino
3 dentes pequenos de alho
50 gramas de pinoli (usei amêndoas)
100 ml de azeite de oliva extra virgem
queijo pecorino ralado na hora à gosto

Modo de Preparo

Num almofariz comece amassar um pouco das folhas de manjericão, vá adicionando os pinoli e amassando, os dentes de alho, as pimentas. Dedique algum tempo ao seu molho.

Você vai perceber que ao esmagar aos poucos os ingredientes consegue uma alquimia perfeita; Desprendendo os sucos das delicadas folhas de manjericão, os óleos dos pinoli ou da oleaginosa que estiver usando, o alho. Sinta as sementes de pimenta se quebrando, veja como o aroma vai mudando aos poucos. Quando for acrescentando aos poucos o azeite, perceba como o verde se intensifica, mudando de cor com o cozimento a frio delicado do azeite. Ao final misture o queijo pecorino (ou outro parmesão) ralado ao seu gosto. É uma experiência que enriquece a alma.
cação grelhado molho pesto
Eu gosto muito de deixar meu molho mais rústico, com os pinoli ou amêndoas em pedaços maiores, mais crocantes. Uso pouco queijo misturado ao molho e prefiro colocá-lo ao meu gosto no prato.

E lembre-se sempre, o legitimo e rústico molho genovês pesto recebe este nome por referencia ao verbo italiano pestare que significa esmagar, amassar; Portanto, nem pense em usar o processador ou liquidificador. Um salve aos homens de boa vontade.

Post Scriptum: Esse molho regou um delicioso Spaghetti Integrali Renata que recebi de presente do Grupo Selmi em nome da @ChefSel, que carinhosamente se prestou a me atender e sanar algumas das minhas dúvidas sobre seus produtos.
grupo selmi

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

10 responses to this post.

  1. Posted by Gina on 22/05/2011 at 22:02

    Nunca me aventurei a fazer o pesto, embora aprecie bastante. O que me desanima é que a família não aprecia, o que não é o meu caso, então acabo comprando um molho de boa qualidade. Claro que fazer tem outro sabor e outro envolvimento na cozinha.
    Um abraço.

    Responder

  2. O Casal Pimenta @Roni_Pipo e @Cami_MN Gostaram da receita! Qualquer hora vamos preparar!!!

    E planos para abrir um restaurante bacana em Indaial, já tem?

    Responder

  3. Posted by Rosa Santos on 23/05/2011 at 10:17

    Olá! Nunca fiz, mas apreciamos o molho Pesto, numa cantina italiana aqui na cidade. Manjericão, alecrim, o hortelã… Até já pensamos em plantar em jardineiras no apartamento, nem sempre encontramos essas ervas fresquinhas no mercado. Anotei a receita e vamos tentar fazer. Valeu, deu até pra sentir o cheirinho do manjericão por aqui(memórias do olfato).

    Responder

  4. hmmmm… bela sugestão chef!
    Já vi que és um especialista em molhos *-*
    E quanto ao presentinho… hihihi espero que tenha gostado \o
    Obrigada pelo carinho Josa =*

    Responder

  5. Sioux, com certeza… manjericão é uma erva mágica. Aguça o paladar, a imaginação. Em meu apartamento minúsculo sempre tenho um vasinho perto da janela. Adoro colher fresquinho e acrescentar na minhas receitas. Gostei de tudo aqui. Parabéns Pelo espaço. Abraços, Adriana.

    Responder

  6. Amo manjericão e acredito realmente que o maior carinho que podemos fazer para o outro é o preparo do alimento, saudável, temperado com amor e energias boas… Aqui em casa isso é um ritual entre eu, minhas filhas e meu marido… Adorei o blog! Um abraço! Lu Jordão

    Responder

  7. majericão é o rei das ervas, adoro pesto.

    Responder

  8. Posted by Patricia on 27/05/2011 at 22:51

    Manjericão além de ser uma delícia perfuma a casa, não é? Eu também não vivo sem um pé destes! rs receita deliciosa. Que peixe usou?

    Responder

  9. Posted by ::Fer:: on 04/04/2012 at 10:41

    Tá bonito isso, hein?

    Responder

  10. Posted by Juli Ramos on 04/06/2012 at 10:01

    Adoro molho pesto, e sou apaixonada por margerição ( em especial mangericão anão, mas tenho varios tipos no meu quintal ), amei sua receita…

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: