Schmia de Ovo

Essa é a Schmia de Ovos, uma receita bem regional que a @bibielisa (que faz presentes para namorados) também chama de zucker ei. Um docinho rápido bem comum nas casas das famílias de origem alemã.

receita schmia

schmia é um creme que se faz pra passar no pão, biscoito, bolo ou outro lanchinho do café da manhã ou da tarde. Pode-se fazer com banana ou qualquer coisa, mas aí vira um “muss”, que não é a mousse. É bem doce e eu gosto no pão com café forte para acompanhar. A mim tem sabor de doces portugueses. Você deveria experimentar, e se o fizer, cuidado, eu sempre queimo a boca.

Schmia de Ovo

Ingredientes
2 ovos médios peneirados
6 (ou mais) colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de nata (creme de leite)
1 colher de café de essência de baunilha

Modo de preparo

Com os ovos peneirados, acrescente a açúcar e misture bem fazendo uma gemada. adicione a baunilha.

Numa frigideira, coloque ½ colher de nata e aqueça bem. Em fogo médio adicione a mistura de ovos e mexa suavemente até levantar fervura, depois de 3 minutos mexendo acrescente o restante da nata e mexa ainda em fogo médio por mais 3 minutos. Quanto mais tempo, mais dourado. Aí você encontra o seu ponto preferido. A dica é, se os ovos forem jumbo então use 2 colheres a mais de açúcar. É, de premio de comida light esse blog tá passando longe.

A schmia

receita schmia
O termo tem origem na palavra alemã schimier, que significa, ao pé da letra, lubrificante. É bastante usada para designar coisas pastosas que se passa no pão. Pra tu vê, como dizem aqui. É comum a expressão “pão com schmia”, “schmiar o pão” ou, dentro de um contexto do dia a dia, algo do tipo “fui à casa da Tante (tia) Hildegard e ela tava servindo a schmia da tarde, acabei queimando a boca”.

A palavra schmia também é bastante usada na expressão “schmia wetter”, que na explicação da @bibielisa, significa que “o tempo está ca&%#do” (sic), bem usada pra dizer que o clima está ruim, ou que “o tempo está schmiado”, aquela chuvinha fina que mela tudo (sic).

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

14 responses to this post.

  1. Parece um docinho de banana!!

    Responder

  2. Olha, já ouvi falar dessa schmia de ovo, mas nunca experimentei… e nem tinha uma receita a seguir… parece ótima!!!
    Quando me mudei para cá, demorei a entender o que era o tal do “muss”. Me ofereceram pão com “mousse”, assim entendi, e achei a combinação de mousse com pão muito estranha, principalmente sendo um mousse de banana… hahahahaha… pra tu vê!

    Responder

  3. Posted by Bianca on 13/05/2011 at 18:17

    Pra tu vê. Eu que aprendi com minha mãe. Usando a NATA no preparo, o doce com certeza não fica uma simples “schmia”. Ganha um sabor, uma textura que lembra os recheios de doces portugueses. Aliás, nada mais “português” que esse Zuckerei!

    Responder

  4. Puxaaa!! Amei a história toda do “schimiar o pão”!! Quando moramos em Blumenau (de 1997 a 2005) demorei pra entender o que é que “alemoazada” falava na mesa do café! Ouvia um ximmm…chimi, chumiá.. “Ué? Que será isso?” eu pensava… Enfim entendi que schimiar é passar uma meleca qualquer no pão!!!

    Responder

  5. Posted by Camila on 13/05/2011 at 20:34

    Vou adicionar essa receita aos favoritos… é de babar de bom, dá pra comer de colher, tipo brigadeiro. Já estou até sentindo o cheiro daqui, Bibi. Com essa nata então…

    Responder

  6. Grande chef, vou ter de testar essa e levar para o mariacarambola. Pode ser?

    ;o)

    Responder

  7. Posted by Leo on 16/05/2011 at 11:08

    Sendo meio catarina, meio paulista, conheci isso aí com a avó daqui.
    Nunca tinha associado aos doces portugueses. É muito melhor que o recheio de cremogema do pastel de belém do Habibs.

    Responder

  8. Não consegui fazer =(
    Só tenho açúcar cristalizado em casa, não consegui o ponto da gemada, minha mistura ficou muito líquida… fui colocando mais açúcar enquanto eu batia, mas não deu muito certo hehehe.
    Continuei seguindo a receita mesmo assim. No final deixei para dar a queimadinha, mas ficou super seco.
    Bom, o cheiro ao menos está ótimo!!!
    Tentarei novamente assim que comprar açúcar refinado.

    Responder

  9. Nem tinha ideia…pela carinha achei q tinha ameixa =) aqui pertim de casa tem um self bem família de um alemão q se casou q uma brasileira. O interessante é q a família trabalha toda lá, falam alemão desembolado com os mais ‘diíidade’, inglês c os mais jovens e na hora de atender e fico até suando frio…q idioma vai ser p os clientes….rsrs… Gostei da receita!
    Um abração!
    ‘pêéssi’: desculpa, escrevotantoquantofalo =)

    Responder

  10. oiii
    essa é da minha infância, ovo e açúcar sem nata, cozinha e pronto, faz tempo que não faço, tem quem faça sem levar ao fogo e dizem que é gemada, para nós crua só com leite quente, agora mistura ovo e açúcar, acrescenta nescau fica delicioso tipo brigadeiro, quentinho pra passar no pão é demais!
    abraços calorosos pra espantar o frio!!!

    Responder

  11. Posted by Lena on 16/11/2011 at 21:56

    E eu que achei que esta schimia, era coisa da minha família….

    Responder

  12. Posted by renata rosa on 03/02/2012 at 18:40

    Querido, finalmente alguém q também chama ximia (abrasileirado) aquele ovo mexido doce q minha mãe sempre apelava nos tempos de vacas magras, quando acabava a geléia. Sou de Itajaí, litoral catarinense e por aqui também tem bastante influência alemoa. Amei!

    Responder

  13. […] Schmia de Ovo […]

    Responder

  14. Olá, adorei a receita.
    Estou partilhando a receita de schmier de nossa família no blog:
    http://saboresvivos.blogspot.com.br/2013/01/doce-de-ovo.html

    Utilizei sua imagem de pão com chimia, porque não havia tirado nenhuma, muito obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

