Brownie

Lembro da primeira vez que comi um bom pedaço de brownie servido como sobremesa em um restaurante tipicamente americano. Era bem quente acompanhado de 2 bolas de sorvete de creme. Até hoje me sinto arrependido por ter comido o jantar antes da sobremesa. Não era o primeiro brownie da minha vida, mas era simplesmente, o melhor de todos.
brownie chocolate
Voltei várias vezes ao restaurante para comer somente o brownie e por diversas vezes fui visto ali sozinho, de olhos fechados, viajando em transe na textura que ficava entre bolo e puxa-puxa, rica em chocolate, quente e frio. Era fantástico.

Pesquisa daqui e dali, diversas receitas e tentativas depois, posso dizer que consigo ter as mesmas sensações aqui no balcão de casa, com um Brownie feito na minha cozinha, assado em meu forno; E agora, em ótima companhia.

Talvez você já tenha experimentado bons brownies, talvez não. De qualquer maneira, esta receita certamente entrará para o seu hall da fama, e melhor, levará você com ele.

Brownie


Ingredientes
500 gr açúcar
150 gr açúcar mascavo
100 gr farinha de trigo
100 gr amêndoas
200 gr chocolate meio amargo
200 gr de manteiga sem sal
90 gr cacau
06 ovos inteiros
1 colher de chá de essência de baunilha
ingredientes brownie
Modo de Preparo
Num bowl coloque o açúcar, preferencialmente peneirando, a farinha de trigo, cacal preferencialmente novo (nada de achocolatado), açúcar mascavo, as nozes que eu gosto cotadas em lascas, o chocolate meio amargo quebrado. Em outra tigela quebre 6 ovos inteiros e a essência de baunilha. Com um Fuet bata levemente só para quebrar os ovos e adicione essa mistura ao Bowl com os outros ingredientes secos. Misture. Adicione a manteiga derretida (pode levar ao microondas por 1,5 minuto) e misture novamente, dessa vez até que a massa fique homogênea.
brownie massa
Você pode usar formas retangulares untadas com uma película de óleo polvilhada com farinha ou em diversas forminhas menores, sempre untadas. Asse em forno pré aquecido a 200°C, dependendo do seu forno, por no máximo 40 minutos (no meu asso somente 30).

Velho Truque Índio

Para despedaças o chocolate quebre grosseiramente a barra e coloque dentro de um saco plástico, enrole o saco em um pano e com um rolo de massa e bata no seu pacotinho. Se preferir as amêndoas quebradas pode usar o mesmo esquema. Você também pode usar um mix de nozes, muitas vezes aproveitamos o que temos à mão, use a criatividade.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

15 responses to this post.

  1. Era justamente sobre as nozes que ia perguntar. Você não usou só amêndoas, né? Vi que tem um mix ali no seu bowl #delicia.

    Não sei se o meu brownie é o mais gostoso do mundo ou se chega perto do seu, pois os meus ficam diferentes a cada fornada, rs — e não sei se isso é bom ou ruim, enfim… — o fato é que faria duas coisas diferentes. 1) não derreteria a manteiga no micro-ondas, pois ela vai ficar um líquido — prefiro deixar em temperatura ambiente até que fique parecida com uma pomada; e 2) faça seu próprio extrato de baunilha, você vai sentir a diferença… comprei as favas pela internet e coloquei o extrato numa garrafinha de água, está lindo, lindo, lá no meu armário…

    Bjo

    Responder

    • Olá Karina,
      Eu fiz um ajuntado de fotos de todos os brownies que já fizemos por aqui, rsss. E sim, é verdade, geralmente uso um mix de nozes. Sabe que por mais que eu busque repetir a receita de forma igual, ela fica ligeiramente diferente também. Mas uma coisa que nunca interferiu é a mantega liquida ou pastosa. Quanto ao extrato, sim, feito em casa é muito melhor. Infelizmente não é tão simples encontrar as favas, por isso sempre falo do extrato. Mas sem dúvida é uma ótima dica, obrigado🙂
      E super obrigado também pela visita e pelo comentário, fico feliz que tenhas gostado.

      Responder

    • Todo mundo aqui da redação está com vontade de comer brownie. Culpa sua, rs. Quanto às favas, dê uma olhadinha neste post – http://mariacarambola.blogspot.com/2010/12/casa-com-cheirinho-de-baunilha.html. Comprei pela internet, o preço é bem bacana, elas chegaram direitinho, bem embaladas… e estão durando horrores.

      #notamental
      fazer um brownie e comprar sorvete de creme… kkkk

      Responder

  2. Posted by Régis on 06/04/2011 at 15:29

    Ótima sobremesa, chef Sioux’s… está anotada
    Super abraço

    Responder

  3. Nossa, Jr ! comia umas dúzias agora desses brownies!
    Rssss…
    Abraços!

    Responder

  4. Nossa! Sem palavras! Eu simplesmente amoooooo chocolate e esta receita vai ter que rolar aqui em casa. Ah! Se vai…
    Quando fizer mando as fotos, mas aí aviso antes que é pra não ficar como eu agora…babando em frente ao note.
    Abraços

    Responder

  5. Nossa isso é maldade q que faço agora a essa hora da noite???
    Amanhã vou correndo pro super mercado comprar a manteiga sem sal e o chocolate meio amargo!!!
    Seu blog é maravilhoso vou estar aqui sempre!!!
    Parabéns!!! Adorei

    Responder

  6. Conheci seu Blog no meu Twitter que é Yasannyaminnye !!
    Que feliz que esse twitter me fez hoje,por me fazer conhecer seu Blog!!!
    Estou adorando as receitas a maneira que é postado e as fotos maravilhosas!!!

    Responder

  7. […] Sobre Nós « Brownie […]

    Responder

  8. Olá Chef, entrei pela primeira vez no seu blog e gostei muito! Suas receitas são de dar água na boca!!! Parabéns!

    Responder

  9. Olá Chef, entrei pela primeira vez no seu blog e gostei muito! Suas receitas são de dar água na boca!!! Parabéns!

    Bruna

    Responder

  10. Posted by Mariângela Baccili Zanotto on 16/05/2011 at 23:56

    olá chef
    gostei mu
    ito desta primeira visita ao seu blog : receitas ótimas e tipo de comida “confort” como gosto !

    voltarei mais vezes …

    grata

    mariângela

    Responder

  11. Olá! Vim conhecer seu blog e adorei tudo que vi, mas essa receita de brownie me fisgou pelo estômago! O melhor brownie que já comi tinha sido feita pela mãe de um amigo, e justamente ela usou amêndoas no lugar das tradicionais nozes, imediatamente sua receita me remeteu a essa doce lembrança. Vai para a lista da geladeira (das receitas que tenho que fazer, rs)🙂
    Abraço!

    Responder

  12. Posted by samea on 28/06/2011 at 14:26

    Adorei o visual dos seus pratos, me deu água na boca!!!
    Abraço!

    Responder

  13. Posted by Lucilene on 21/07/2014 at 21:05

    mto acucar nao? – nao gosto de doces mto doces, mas amooooo Brownie, fiz um curso e provei lah, achei a receita de manjar dos deuses…
    mas economizando calorias aqui ainda nao testei…depois vou comparar, bjo lindas fotos!!

    Responder

Deixe uma resposta

