Ravióli Caseiro

Eu sou apaixonado por massas recheadas e acredito que muita gente também. Especialmente nos grandes centros, encontrar boas massas frescas não é um problemão. Sei que em São Paulo e outras capitais estão brotando pastifícios artesanais em muitos bairros, um privilégio que não temos por aqui. Muitas massas industriais encontradas nos armazéns e mercados aplacam a fome dos menos exigentes, mas estão longe de proporcionar satisfação aos apaixonados por uma boa pasta. Qual é a solução? Faça você mesmo. Não é difícil, só existe algum tempo, paciência e amor.
receita ravioli caseiro carne
Eu não sou o cara mais artesão de massas caseiras, mas sou bem disposto. Não tenho maquinas e cilindros de fazer massa, somente um bom e velho rolo de madeira que às vezes solta os cabos; Mas como disse, enfarinhar a cozinha é comigo mesmo. Se você não tiver um rolo, pode usar uma garrafa de vinho, o importante é experimentar a sua massa e derrubar os mitos. Mãos à obra.

Ravioli Caseiro de Carne


Ingredientes

400 gr de farinha de trigo
100 gr de semolina
5 ovos
1 pitada de sal
recheio ravioli carne
Modo de fazer
Quebre os ovos dentro de uma tigela. Convém quebrá-los um a um em uma xícara antes de colocar na tigela para não correr o risco de perder todos os ovos se um deles estiver ruim. Misture a farinha com a semolina e o sal. Numa superfície lisa faça um monte com a mistura e abra esse monte no centro, criando o famoso vulcão. Despeje os ovos dentro dele e com a ponta dos dedos vá incorporando a farinha aos ovos, aos poucos. Logo você terá de colocar toda a mão na massa para misturá-la. O ponto é quando mesmo úmida, a massa está lisa e soltando da mão.

Se você tiver um cilindro à disposição é hora de passá-la por ele, varias vezes dobrando a massa e passando novamente. Se não tiver, como foi o meu caso, vá amassando, esticando e dobrando a massa sobre ela. Fique nesse dobra amassa estica por uns 5 minutos. Embrulhe a massa em um pedaço de filme de PVC e deixe descansar por uns 40 minutos em um lugar abrigado, mas não precisa ser nem quente nem frio. Ali em cima da superfície está bom, desde que não pegue vento direto.
receita ravioli caseiro carne
Depois do descanso, seu e da massa, é hora de abri-la. Um cilindro ajuda muito, mas o rolo de macarrão ou uma garrafa de vinho cumprem o papel com resultado razoável. Digo isso porque é mais difícil ter uma massa uniformemente fina somente no rolo. É possível, mas demanda de prática e bastante paciência. No meu caso ficou razoável.

Existem forminhas para ravióli, na verdade existem uma infinidade de apetrechos especiais para fazer massas com recheio. Eu não tenho nenhum deles e claro que você pode encontrar a sua própria maneira de fazer isso, pode simplesmente abrir 2 pedados de massa em tamanhos aproximados e sobrepor-los com o recheio no meio.

Ou pode fazer como eu fiz, abri a massa com uns 50x20cm. Numa das suas metades fiz montinhos de recheio deixando uns 10cm de distância um do outro. Com um pincel umedeci a massa ao redor dos montinhos de recheio.

Então eu tinha a massa aberta com recheio em uma metade e na outra não, a metade sem recheio era dobrada sobre a metade com recheio. Apertei bem o “sanduiche” para retirar o ar entre as duas laminas de massa, em especial no recheio. Retirar o máximo de ar que conseguir é importante para que os ravioli não se abram durante o cozimento. Na falta de um cortador apropriado usei uma caneca de porcelana para cortar os ravióli e… habemus ravioli.

Aí é só polvilhar farinha dos 2 lados e deixar descansar uns 40 minutos.

O Recheio de Ravioli

carne desfiada
Queijos, carnes, peixes, legumes e verduras… O que realmente importa é usar a criatividade. Esse eu fiz com coxão mole porque comemos pouca carne vermelha aqui em casa e eu estava com vontade. Fiz como um Ragú de Carne, mas separei a carne no meio do caminho para simplesmente desfiar e fazer o recheio de carne do ravióli (em breve).

O Raviolo

Em português chamamos essa massa de ravióli, assim, com acento agudo no ó. Em italiano ravioli é o plural de raviolo, assim como capeletti é o plural de capeletto. Nós estamos mais acostumados a ver o ravióli quadradinho com as bordinhas trabalhadas, que é o formato mais tradicional da massa industrial. Mas ele não precisa ser assim e na verdade, o ravioli caseiro é mais comum redondo ou em meia lua. E não é sempre que você o verá com esse nome, ele pode ser chamado de agnolotti, pancotti, marumbino e até de capellaccio, veja só, e tudo dependendo da região da Itália por onde você passar. E você poderá encontrar ainda, em muitas regiões da Itália, essa mesma massa sendo chamada de ravioli, quando é recheada com alguma ricota doce.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

13 responses to this post.

  1. Posted by Herika on 05/04/2011 at 8:53

    Fiquei com água na boca com essa receita. Vou tentar fazer e depois te falo o resultado😄

    Beijos!!!

    Responder

  2. Posted by Ridson Bueno das Neves on 05/04/2011 at 10:09

    Muito bom post.

    Responder

  3. Posted by Régis on 05/04/2011 at 10:15

    Caro Chef Sioux’s… você cozinha a massa em água fervente antes de misturar ao molho ou cozinha-a no próprio molho????
    Vou fazer essa receita. Demais….
    Abraço

    Responder

    • Régis queridão,
      Essa eu cozinhei em água fervente com uma colher de sal grosso. Fiz isso pq como disse, não tenho cilindro e não consegui deixar a massa tão fina. Caso tivesse conseguido não haveria problema em cozinhar a massa no molho. Então eu cozinhei por uns 5 minutos na água fervente, depois coloquei em uma travessa, fui envolvendo bem com o molho quente, coloquei bastante parmesão e mandei pro forno bem quente por mais 20 minutos. Depois me manda uma foto da execução do prato

      Responder

  4. Água na boca, acho que preciso testar a sua massa!
    mamãe é sensacional no preparo de massas caseiras, vivo dizendo para ela investir nisso.

    Me diz uma coisa, sou doida por colheres de degustação como a que vc usou no poste abaixo, encontrou por aqui?

    Aix a gente se vira como pode né, nossa região é bem dificil para amantes da boa comida e bebida, aqui nem um supermercado decente eu tenho se quero algo um pouco melhor preciso ir pra Blu.

    Abraço!

    Responder

  5. Pois é vou ver se encontro elas em Blu, se por acaso vc vir em algum lugar me da um toquezinho por gentileza.

    A torta de morangos ficou uma delicia faltou mesmo uma geleia de brilho bem linda mas no improviso consegui um resultado ao menos gostoso.

    Vou linkar vc lá no blog tbém…

    obrigada pela vista, fico feliz que tenha gostado do blog.

    Bjo

    Responder

  6. Nossa! Ficou top esses raviólis, hein? G-zuz!

    Responder

  7. Corrigindo o erro de português (isso que dá escrever mais rápido do que pensa!) FICARAM tops esses raviólis! Rsssss

    Responder

  8. Posted by maria da penha martins dos santos on 14/06/2011 at 12:23

    Adoro fazer massas, principalmente as recheadas isso sem contar com as minhas criações de recheios.!!!!
    Meu filho diz: Sou cobáia dos inventos culinários de minha mãe!!!!!!
    Amo tudo isso!!!

    Responder

  9. Posted by Isabela on 22/06/2011 at 15:33

    Aii…Será que eu consigo? Fiquei com vontade de testar!!!!

    Responder

  10. Gostei da receita, vou testar com o maridão no domingo, com recheio de carne seca e creme de abóbora, como sempre comemos em um resturante no litoral norte de SP, depois conto o resultado!!!

    Obrigada pela contribuição!

    Abraço
    Roberta

    Responder

  11. Posted by Lucilene on 21/07/2014 at 21:13

    uauuuuuuu, amooo massa e de fato, mesmo aqui em SP nao eh facil achar uma massa q me agrade 100%, mas…acho q nao me habilito, caraca q disposicao vc tem hein??? sou disposta, mas vc…

    Responder

Deixe uma resposta

