Polenta

“Uau!! Que polenta deliciosa!” Digam se não é maravilhoso ouvir essa frase quando você serve uma carninha acompanhada de uma simples e banal… Polenta. Polenta tem que ter sabor.

receita polenta sabor

Polenta tem que ter sabor. Eu sei que tem muita gente que adora polentas clarinhas, molinhas, lisinhas e só com o sabor do fubá salgado cozido. Ela realmente é ótima com molho bolognesa, um bom frango ensopado ou com qualquer prato que tenha bastante molho para envolver a polenta. Mas e quando a sua polenta vai acompanhar um prato sem tanto molho? Ou, quando a sua polenta será uma estrela no jantar? Sou da opinião que nesses casos a sua polenta tem que ter sabor, e essa tem.

Polenta Sioux

Ingredientes

2 xícaras de fubá de milho
4 colheres de sopa de manteiga (usei manteiga clarificada)
2 colheres de azeite de oliva
1 cebola grande
2 dentes de alho
200ml de leite
500ml de caldo de carne
¼ de xícara de queijo parmesão ralado
1 ½ litro de água
1 colher de chá de sal

Preparo

Misture bem o fubá com o leite, o suficiente para umedecer todo o fubá, se precisar pode acrescentar mais leite. O fubá não vai absorver muito leite, portanto não precisa de muito, só o suficiente para ele umedecer bem. Cubra e deixe descansar por pelo menos 1 hora.

receita polenta sabor

Nesse tempo, em uma panela grande aqueça 2 colheres de manteiga com o azeite e coloque o alho com casca e a cebola bem picotada. Refogue em fogo baixo até que fique translucida, então descarte os dentes de alho. Aumente o fogo e deixe a cebola dourar (sem queimar).

cebola refogada

Agora adicione o caldo de carne e a água, deixe aquecer até quase a fervura, mas sem ferver e adicione o sal.

Escorra o leite que possa ter ficado acumulado na superfície do fubá e o adicione à água aos poucos, sempre mexendo com um fuet. Adicione o parmesão e cozinhe mexendo vigorosamente com o fuet. Experimente e corrija o sal se necessário, pimenta moída na hora não fará mal algum.

Quando o fubá adquirir o ponto que você gosta, desligue o fogo, incorpore o restante da manteiga e voilà, você tem sua Polenta Sioux.

receita polenta sabor

Velho Truque Índio

Usei fubá fino pré cozido. Cozinha mais rápido e o sabor, bem, não muda muito com relação ao fubá tradicional. Você também pode fazer com o fubá de granulometria maior, essa receita também fica ótima com o fubá grosso, o chamado fubá tipo italiano, servido virado sobre um tabuleiro direto na mesa. Incorpore sua polenta um pouco antes do ponto de fervura e será muito mais fácil de mantê-la sem empelotar. Usei manteiga clarificada com sal, nesse caso cuide com o sal e deixe para corrigir ao final para não errar. Se usar caldo de galinha industrializado, opte pelos líquidos concentrados que são mais fáceis de dosar, lembre-se que eles também tem sal. Refogue bem a cebola para que sua textura não apareça na polenta.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

5 responses to this post.

  1. …eu diria Uai! Que angu delicioso! =D
    Apesar de morar ‘uma vida’ em sampa e conviver com a tão falada polenta…No interior de Minas somos criados assim… com ela bem temperadinha…e posso fazer coro…’Não tem mió!’.
    E nem carecia do franguim, viu cumpadi?! =}
    Um abração procê!

    Responder

  2. Posted by Regis on 05/03/2011 at 23:20

    Olá!!! Curti muito teu comentário lá no meu blog! Então, vim aqui te visitar e te responder… Rssss… Segue aí o que escrevi lá no meu blog, sobre o teu comments:
    Ah, sim, de acordo com a acidez do limão, tem que reduzir… Eu não sou muito fã de dar quantidades certas dos temperos, pois eu acho que o melhor é ir sentindo a necessidade de cada coisa, para agradar o paladar…. Acho que fica assim sempre mais gostoso e não deixa algo tão bacana, que é o ato de cozinhar, algo mecânico, como um manual de istruções… rssss… Grande abraço!
    PS – Não sou muito fã de polenta, mas essa sua tá com uma cara muito boa!

    Responder

  3. Po cara, parabéns pelo teu blog, um dos melhores, se não o melhor blog que ja li sobre comida do dia-a-dia.
    Ps. muito bonitas as fotos do teu blog! em breve estarei postando algumas bem legais no meu tb!
    abraços

    Responder

  4. Posted by andre rebustini on 02/05/2011 at 12:49

    olá CHEF SIOUX, tudo bem?
    acabei chegando aqui depois que JosaJr começou a me seguir no twitter.
    parabéns pelo blog, esta com profile bacana e com informações ótimas.
    tenho uma sugestão para essa receita de Polenta;
    substitua o Fubá(que é um subproduto) por Milharina(flocos de milho pré-cozidos).
    faça o mesmo processo que vc fez, apenas substitua o leite por caldo de frango.(nao precisa descansar/reservar)
    refogue o alho e cebola e vá adicionando essa milharina e o caldo de galinha e bata muito.
    quando estiver com os flocos bem dissolvidos adicione quanto basta de “Creme de Leite Fresco”(pouco,nao mudando a coloração) e o queijo ralado(se for um Grana Padano ficará melhor ainda). misture e estará pronto.

    bom pessoal… grande abraço e muita sucesso pra vcs!

    Responder

  5. Posted by Eulália on 09/05/2011 at 18:44

    Oi CHEF SIOUX,

    Vim saber mais depois que vc começou a me seguir no twitter.Primeiro eu me perguntei pq, afinal eu não sou chef apesar de amar culinária.Mas descobri que hj dia não precisa de motivo pra seguir…rs.
    Minha família é muito ligada a comida…o lugar da casa favorito é a cozinha e minha mãe era o máximo..transformava qualquer coisinha num banquete.
    Confesso que me surpreendi com teu blog muito bacana desde a sua apresentação até as fotos dos pratos.Parabéns mesmo….já virei fã.
    bjs.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: