Codorna Assada com Damasco

Codorna Assada é tradição nas festas alemãs. Para mim e para a @bibielisa (a garota dos presentes criativos) é quase impossível passar pela Oktoberfest sem comer codornas assadas. Até porque, a codorna, considerada uma iguaria, não é um prato habitual dos brasileiros. Por isso sempre aproveitamos as festas para “mandar ver”. Uma pena que não deu pra fazê-las ao molho de Xinxim, pois eles ainda não amadureceram. Fica para a próxima.

codorna assada receita

Já disse antes que minha proposta é trazer receitas saborosas, mas ao alcance de todos, sem ingredientes muito sofisticados, caros demais ou quase impossíveis de conseguir para quem, como eu, não mora numa grande cidade. Então você pode dizer: Codornas?

Sim, codorna não tem nada de exótico e prepará-las é super simples, sobre tudo quando as encontramos finamente embaladas (e surpreendentemente baratas), como eu encontrei as codornas da linha Ouro da Perdigão*. Agora codorna é (ou deveria ser) tão fácil de comprar quanto um bom frango.

codorna assada receita

Eu poderia então me preparar para assá-las com diversos temperos e servi-las com diversos molhos e acompanhamento, não é mesmo? Muita calma nessa hora. Moro numa cidade complicada onde apelidei nosso melhor mercado de “armazém”; cozinho o que ele decide ter nas suas gôndolas e não o que desejo ter à mesa. Muitas vezes não consigo um simples creme de leite fresco aqui por essas bandas. Whatever, farei mais codornas quando o “armazém” decidir oferecê-las novamente.

Voltando à elas, às codornas, engana-se quem pensa que elas não tenham sustância. Tem sim e alimentam super bem. Obviamente fica melhor com acompanhamento, que nesse caso foi uma panqueca de batata. Além disso, codorna tem carne saborosa, porem suave e ficam deliciosas mesmo quando preparadas de forma simples.

Para esse post escolhi uma receita kosher, de origem judaica, do livro “Jüdische Küche. 100 Authentische Rezepte” (Culinária judaica, 100 receitas autênticas). Eu a escolhi por ser muito simples, mas diferente, ótima para a estréia das codornas na sua cozinha.

Codorna Assada com Mel, Laranja, Mostardas e Damascos

Ingredientes

4 codornas limpas
2 colheres de sopa de mel
2 colher de sopa de mostarda amarela forte (usei a silze)
1 colher de sopa de mostarda amarela em grãos
200ml de suco de laranja
1 colher de sobremesa de raspas de casca de laranja
1 pimenta cayenne sem sementes picada fininho (usei pimenta do reino moída na hora)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sal
2 dentes de alho amassados
10 damascos secos

Preparo

Lave as codornas e as seque com papel absorvente. Em uma tigela misture todos os outros ingredientes e coloque então as codornas para marinar. Certifique-se de que a marinada entrou bem por dentro das codornas. Leve à geladeira e deixe marinar entre 10 e 12 horas.

receita codorna perdigão

Depois desse tempo, basta arrumar as codornas em um recipiente adequado e despejar metade da marinada sobre elas junto com todos os damascos. Assar em forno pré aquecido em 180ºC por 1 hora ou até que as codornas fiquem com a pele dourada. Virando-as na metade do tempo para dourar por igual.

Enquanto suas codornas assam, leve a outra metade da marinada em fogo baixo e cozinhe lentamente até que ela reduza a um molho espesso e concentrado. Regue sobre as codornas assadas e sirva.

Truque índio? Sempre. Embrulhe levemente as pontinhas das perninhas com papel manteiga (papel alumínio tá valendo) para que elas não fiquem pretinhas como as das minhas. Você pode retirá-los na metade do tempo de forno.

codorna assada receita

Eu falei da Codorna da Oktoberfest e lembrei que tinha fotos, não poderia deixar de mostrá-las, assadas em espetos giratórios em fornos, não sei se elétricos ou a gás. Com tempero simples de sal, pimenta e possivelmente alguma manteiga temperada com ervas.

codorna assada oktoberfest

* Esse post NÃO é um publieditorial.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

6 responses to this post.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Orlando Baumel and Junior, Junior. Junior said: E para pagar promessa, as Codornas Assadas com laranja, mel e damascos Sioux do domingo http://t.co/ZqYZEyv (codorna é coisa simples) […]

    Responder

  2. Posted by Norma on 15/02/2011 at 21:52

    Ficou muito legal este post, muito simples mesmo de fazer, mas o trabalho final foi tudo! a apresentação ficou show e as perninhas pretinhas até que deram um contraste bonito!

    Responder

  3. Posted by Elizangela on 10/01/2012 at 13:19

    Genteeeee moro na Alemanha ha 12 anos na regiao de Munique e vou sempre ao oktoberfest mas aqui nao ha tradicao de cocmer codornas assadas e sim frango assado…

    Responder

  4. Posted by pedrofelipedasilva on 06/06/2012 at 11:59

    gostel.adoro.codornas.fritas.ao.molho.de.laranja.

    Responder

  5. Posted by JOCEVAL on 19/10/2013 at 17:32

    POSSO USAR ESTE TEMPERO PARA FORNO GIRATÓRIO

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: