Farfalle com atum e brocolis

No verão a minha cidade se transforma em uma panela de pressão. Ficamos num vale embaixo da serra. Vento aqui é coisa rara. Às vezes nos vemos na janela olhando para alguma planta e dizendo: “Olha lá, aquela folha se mexeu, você viu?” ou “E aquela chuva lá no horizonte, heim? Só falta ela dar a volta e não passar aqui”. No inverno temos frio, e é coisa de gente grande, é frio para os fortes. Mas por enquanto, é calor.

macarrao farfalle atum brocolis

Esse calor pede refeições leves, tão leves quanto uma boa macarronada pode ser. Eu adoro massa com molhos densos, fortes, carregados em sabores intensos. O bom é que podemos conseguir muito disso usando ingredientes leves e saudáveis para fazer um espetacular farfalle com atum e brócolis. Essa receita de massa não poderia ser mais simples, e ainda assim, leve e saborosa. Eu a uso sempre que estou vivendo a combinação de preguiça, calor, pressa e claro, fome.

Ingredientes

350gr de farfalle (ou outra massa curta)
300gr de brócolos
1 cebola pequena
2 colheres de manteiga (usei manteiga clarificada)
azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora

Como fazer

Numa panela ferva 5 litros de água, acrescente sal (uso grosso), o farfalle, 3 minutos depois, acrescente os brócolis aparados dos talos. Cozinhe até que a massa fique ao dente.

Enquanto a massa e os brócolis cozinham, refogue a cebola bem picadinha na manteiga com um fio de azeite, quando estiver translucida acrescente o atum escorrido, misture e refogue com cuidado para que ele não desmanche muito.

Assim que a massa e os brócolis estiverem cozidos, escorra-os e devolva-los para panela. Junte o refogado de atum e envolva com cuidado. Coloque numa travessa e regue com o melhor azeite da sua preferência. Voila.

massa farfalle atum brocolis

Um velho truque índio que eu uso nessa massa é adicionar antes do atum, no refogado, umas 50gr de Castanhas do Pará levemente trituradas, isso resulta em uma crocância fantástica. Você pode fazer o mesmo adicionando amêndoas finamente laminadas depois que o prato estiver pronto para ser levado à mesa, e nesse caso, aqueça as amêndoas laminadas em uma frigideira seca para que ela pronuncie ainda mais seus óleos, fica magnífico. Não tá perfeito? Então harmonize com um Chianti branco seco na companhia de quem você ama.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

2 responses to this post.

  1. Ficou delicioso! Provado e aprovado.

    Responder

  2. Parece estar uma delícia! Com certeza irei fazer!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: