Peixe à Baden-Baden

O Peixe à Baden-Baden é um prato bastante querido aqui onde eu moro, região de forte colonização alemã. Ao que parece sua origem é a cidade que lhe empresta o seu nome português. No estado de Baden, na Alemanha, é chamado Badischer Fisch, e Badischer Pike em outros países de línguas saxônicas.

receita peixe baden baden

Esse fantástico (mesmo) molho branco, que certamente não receberá nenhum prêmio de “prato light da semana”, combina os sabores do bacon e do caldo de galinha com qualquer peixe de sabor pronunciado, aliando a cremosidade da nata. Vale lembrar que a nata é bem comum nos mercados e armazéns aqui do vale europeu, vendidas em potes igual aos de manteiga.

Faz tempo eu queria um peixe fresco para este prato e aproveitei que fui buscar meus pais no aeroporto para passear no mercado de peixe de Itajaí. O peixe escolhido foi o Congro Rosa que estava com ótima aparência e ótimo preço, tem carne firme e sabor suave, mas que não se perde facilmente. Optei por files que não tem espinhos (ou ossos), mas peixes em postas também são ótimos para esse prato.

Inicialmente o Peixe à Baden-baden pode até parecer complicado, mas eu garanto, além de simples é sucesso garantido.

Peixe à Baden-Baden

Ingredientes

1kg de peixe (escolhi o congro rosa)
500 gr de batatas pré cozidas fatiadas
300 gr de nata (heavy cream)
50 gr de farinha de trigo mais o suficiente para passar o peixe
150 gr de manteiga (eu uso manteiga clarificada)
1 limão espremido
1 xícara de bacon em cubinhos frito
1 xícara de queijo parmesão ralado
½ cubo de caldo de galinha dissolvido em 250 ml de água
½ xícara de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
cheiro verde (meramente opcional e eu não uso)

Modo de preparo

Tempere o congro rosa que já deve estar em filés com sal, pimenta do reino moída na hora e o suco do limão, deixe pegar o tempero por aproximadamente 2 horas.

congro congrio rosa

Aproveite para fatiar as batatas já descascadas em rodelas e cozinhá-las até que fiquem all dente, então disponha as numa travessa untada com um pouco de manteiga e leve ao forno quente até que comecem a dourar.

Nesse tempo escorra o peixe, passe na farinha de trigo e deixe descansar por alguns minutos para em seguida dourá-lo na manteiga (eu coloco também um pouco de azeite de oliva) em uma frigideira anti aderente. Reserve.

Frite o bacon em cubinhos e nessa mesma fritura. Ainda com fogo brando adicione o vinho, e o caldo de galinha, corrija o sal e pimenta do reino moída na hora ao seu gosto. Junte a nata mexendo  delicadamente em fogo brando por mais uns 5 minutos ou até esse molho começar a ganhar consistência.

receita peixe baden baden

Para montar o prato, na travessa que você dourou as batatas, distribua sobre elas o peixe e regue com o molho, cubra com o parmesão ralado (prefiro pecorino) e leve ao forno à 200ºC por 30 minutos ou até que doure um pouco por cima. O molho que estava bem líquido vai engrossar e ficar fantástico.

Velho Truque Índio

Por aqui se serve com arroz, mas eu geralmente só acompanho com um bom vinho branco seco (às vezes um tinto, desde que não muito adstringente).

receita peixe baden baden

Se sobrarem batatas você pode colocar por cima junto com o peixe sem o menor problema. Eu prefiro o meu sensacional caldo de galinha caseiro, mas na falta dele pode usar em cubos ou os novos caldos concentrados líquidos sem medo de ser feliz. Se esforce para conseguir a nata, que é bem comum aqui em Santa Catarina, mas não hesite em usar um creme de leite firme se não encontrá-la.

Um truque para transformar creme de leite em uma xicara de nata (heavy cream) é completar 3/4 da xicara com creme de leite e o restante com manteiga derretida fria, misturar bem, o que industrialmente chamam de homogeinização por 30 segundos. Você terá algo com extrutura bem parecida com a nata.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

17 responses to this post.

  1. Me apaixonei pelo seu blog! Me identifico muito com seu perfil!

    Se quiser, conheça meu cantinho.

    Espero que troquemos boas receitas!

    Um abraço!

    Responder

  2. Posted by Raquel on 29/01/2011 at 8:49

    vou fazer hoje….

    Responder

  3. Posted by luma on 29/01/2011 at 16:19

    Acabei de almoçar, mesmo assim fiquei salivando. Na primeira foto, pensei “O ovo é dispensável” mas depois vi que eram batatas!😀 A receita está anotada!

    Responder

  4. Posted by Regis on 02/03/2011 at 16:53

    Nossa, esse peixe deve ficar ótimo! Só uma coisa, na receita, vc não deu a quantidade de creme de leite fresco!

    Responder

    • Regis, não vai creme de leite, já corrigi. Deve ter ficado por conta de eu falar sobre a utilização de creme de leite no lugar da nata🙂
      Obrigado pelo visita e pelo comentário

      Responder

  5. uahhh que requinte de prato! falou baden já pensei no filme…rsrsr, mas assim mesmo delicioso!
    guten appetit!

    Responder

  6. Posted by Paula on 05/07/2011 at 21:10

    Parece delicioso! ;]

    Responder

  7. […] foi de longe o Peixe à Baden-Baden, bem tradicional aqui no Vale Europeu. Nesse preparo a base da receita foi o Baden-Baden que já mostrei pra vocês, mas com as alterações abaixo: – Dessa vez usei filés de pescada […]

    Responder

  8. Oi

    Sou de Blumenau e procurando uma receita de peixe a baden baden achei seu blog.
    Adorei….já guardei a receita e pretendo fazer em breve

    Abraços
    Patty

    Responder

  9. morri, que receita linda. José, eu sou paulista! se nao achar o congro rosa, que peixe vc acha que dá pra substituir? Por aqui normalmente achamos corvina, peixe-espada, salmão e atum, entre outros q nao lembro agora. bjobjo

    Responder

  10. Nossaaaaaaaaaaa ainda não parei de xeretar teu blog e estou amando, adorei essa receita, nossa meu marido é pescador sabe e tenho peixe fresquinho em casa com frequencia e essa receita me deixou salivando, vou copiar e assim que der farei com certeza…

    Responder

  11. Posted by Régis (Reginaldo Bueno) on 02/02/2012 at 15:32

    Josa…. receita maravilhosa. Vou fazê-la porém vou mandar pro forno para dourar montada numa telha (daquelas fechadas nas pontas) e ver o que acontece. Irei usar o badejo… será que fica bom??
    Abraço

    Responder

  12. Posted by Juli Ramos on 04/06/2012 at 9:40

    Bom Dia, acabei de conhecer teu blog, amei, adoro gastronomia, e sou fã de peixe ao baden baden.. Parabéns pelo blog.

    Responder

  13. Posted by James Aslley Pandini on 16/09/2012 at 23:46

    Olá, adorei a receita, e sempre fiz semelhante, mas com, filé de merluza (que adoro). Gostaria de saber se posso fazer com qualquer tipo de peixa, ou quais os mais recomendados. Obrigado!!!!

    Responder

  14. Posted by Iva Gruner on 30/10/2012 at 20:43

    Vou fazer… depois comento…. (se ficar ruim???????)

    Responder

  15. Posted by Fernanda on 05/04/2015 at 17:46

    Conheci esse prato em um restaurante na região de Itapema/SC. Achei uma delícia e procurei a receita na Internet para repetir outras vezes em casa. Fiz a receita desse site e ficou uma delícia. Usei filés de tilápia.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: