Torta de Limão

Adoro sobremesas que não sejam lá muito doce, mas que apenas de aquele restart no cérebro dizendo que encerramos os salgados e partimos para uma nova etapa. Não vejo a sobremesa como uma nova refeição, gosto da delicadeza das pequenas porções sejam elas já preparadas em porções ou não, mas que sejam sutis pílulas adocicadas para encerrar os salgados e deixar aquele gostinho de quero mais.

receita torta limao


Escolhi publicar essa receita porque acho difícil encontrar quem não goste de uma delicada Torta de Limão, controversa em seu doce levemente azedo. Não me pede os cremes, suspiros e merengues que sempre insistem em usar para adorná-la e torná-la mais vendável e mais calórica. Experimente servi-la assim, naked.

Torta de Limão

Ingredientes

Massa
250 gr de biscoitos de maisena
2 colheres das de sopa de manteiga sem sal

Recheio
1 lata de leite condensado
Sumo de 4 limões
1/2 lata de creme de leite (eu usei 200 gr de nata)
1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor

Modo de Preparo

Massa
Quebre os biscoitos dentro do copo do liquidificador ou processador de alimentos e bata até moer, talvez seja preciso dar uns chacoalhões no caso do liquidificador. Acrescente a manteiga e bata mais até conseguir uma farofa. Forre uma assadeira de fundo falso ou removível com uma fina camada de farofa de bolacha e leve ao forno pré aquecido à 200ºC por 10 minutos e reserve.

receita torta limao

Recheio
Coloque no liquidificador o leite condensado e o sumo de limão, bata até misturar bem. Acrescente o creme de leite e bata novamente, junte a gelatina dissolvida em 5 colheres de água e bata somente o suficiente para que ela se misture, eu uso a função pulsar algumas poucas vezes. Despeje uniformemente esse recheio sobre a massa já fria e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Depois de firme use a criatividade para decorar, se achar necessário. Raspas e rodelas de limão dão um ótimo efeito sem acrescentar ainda mais calorias.

A torta das fotos esta em uma forma de 25cm e borda lisa, mas você pode fazer em uma forma menor e deixá-la mais alta. Ou em forminhas individuais de bordas onduladas ou não que também fica sensacional.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

4 responses to this post.

  1. Posted by Anny on 04/01/2011 at 7:39

    Ummm! Que delicia.

    Adoro suas fotos e receitas, mas não posso comer farinha de trigo.
    Comrei um livro chamado “A deliciosa comida sem gluten”- Regina Racco.
    Acho que vc vai gostar.
    Feliz 2011!
    Anny

    Responder

  2. Olá Anny,
    Eu sempre penso em como deve ser a vida sem farinha de trigo, uma vida sem glúten. Sei que é bastante complicado. Felizmente vejo cada vez mais pessoas dedicadas à explorar a culinária livre de glúten e as receitas se multiplicam rapidamente, fiquei curioso sobre o livro, achei uma ótima dica, obrigado :))

    Responder

  3. […] This post was mentioned on Twitter by LePetit, Lucas Carvalho Muniz. Lucas Carvalho Muniz said: E está chegando a hora do almoço….. https://bancoebalcao.wordpress.com/2010/12/14/receita-torta-de-limao/#more-290 […]

    Responder

  4. […] isso, uma sobremesa rápida e fácil. E eu não conheço que não goste. Você também pode fazer a Torta de Limão SEM Chocolate que fica mais light e mesmo assim, super […]

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: