Ciabatta

Eu gosto de pães. Gosto muito de Ciabatta, esse pão branco de origem italiana tão versátil é o meu preferido para preparar desde lanches rápidos até mini pizzas. O problema para mim é encontrá-lo por aqui, onde ninguém sequer já ouviu falar dele. O jeito, como sempre, foi encontrar uma receita e aprender a fazê-lo, e refazê-lo, e fazê-lo novamente até chegar ao ciabatta senão perfeito, que ao menos matasse a minhas saudades.

receita pão caseiro ciabatta italiana

Mas eu consegui mais, fui mais longe do que jamais imaginaria conseguir, descobri que fazer pão em casa é um ato de entrega. Claro que não estou falando de entregar os ingredientes para a panificadora elétrica e ir assistir um filme. Falo de escolher aquela uma hora e meia para ficar você com você mesmo e todo aquele pó tão fino e incontrolável. E controlá-lo. Despejar aos poucos os líquidos no meio dele e com as pontas dos dedos, muita calma, muita paciência, resignação, concentração, cuidado, carinho e amor ir puxando as farinhas para a água, com cuidado, experimente e entenderá.

Mas para isso escolha um momento, escolha “o” momento e se entregue.

receita pão caseiro ciabatta italiana

Ingredientes

500 gr de farinha de trigo
500 gr de sêmola de trigo ou semolina
30 gr de fermento fresco, geralmente são 2 tabletes; ou 11 gr se for usar fermento seco em pó
20 gr de sal

30 gr de mel
600 ml de água em temperatura ambiente para morma
5 colheres das de sopa de azeite

farinha e sêmola suficiente para polvilhar

Modo de Preparo

Em uma tigelinha dissolva o mel e o fermento em 300 ml de água e reserve. Eu pico bem os tabletes de fermento com uma faca, ajuda muito na hora de dissolver.

Numa mesa ou qualquer superfície grande misture toda a farinha, a sêmola ou semolina e o sal, faça um monte e no centro dele um buraco.

Esteja relaxado e com bastante calma vá despejando o fermento dissolvido com o mel e água do dentro desse buraco e incorporando a mistura de farinhas aos poucos. Vá despejando mais e incorporando, depois passe para o restante da água ais poucos. Um pouco de cada vez. É preciso calma e paciência, que eu traduzo em amor e dedicação. Faça isso até que toda a água esteja na massa e ela certamente estará desgrudando de suas mãos.

receita pão caseiro ciabatta italiana

Feito isso, pode sovar a massa. Amasse e puxe, torça o de baixo para cima e amasse novamente. Fique nesse amassa… enrola… puxa por pelo menos 5 minutos até que tudo esteja bem misturado.

Coloque sua massa em uma vasilha polvilhada de farinha e polvilhe mais farinha sobre ela, isso evita que ela se grude nas laterais quando crescer (velho truque índio). Eu gosto de cobri-la com um pano úmido e deixar crescer no forno desligado, abrigada de ventos e brisas por mais ou menos uma hora e meia. Nesse tempo ela geralmente dobra de tamanho. Você sabe como tudo isso funciona em conjunto com o fermento, certo?

Uma hora e meia depois volte a sua massa para a sua mesa de trabalho, abra um pouco e misture o azeite. Sove a massa por mais uns 3 minutos até que ela perca o ar que tem dentro dela. Divida sua massa em 3 parte iguais e as enrole no formato que desejar. Eu gosto que elas tenham uma cara mais tradicional, comprida, estreita e baixa. Por isso faço retângulos de 25x10x3cm.

Distribua suas massas já moldadas em assadeiras polvilhadas com sêmola ou semolina e polvilhe farinha sobre elas. Eu deixo pelo menos 8cm de distância entre as massas. Volte elas para o crescimento por mais uns 45 minutos.

receita pão caseiro ciabatta italiana

Depois disso é só mandá-las ao forno pré aquecido em 200ºC por uns 25 minutos e terá Ciabattas douradinhas (mas não muito, já que é um pão claro) e com casquinhas crocantes, perfeitas para comer pura, com cottage e mel, com manteiga, ou ainda com uma boa sardela.

Velho Truque Índio

Você vai encontrar sêmola e semolina, elas são ligeiramente diferentes, custam mais caro, mas vale muito à pena. Para mim, encontrar qualquer uma delas é um pesadelo, então não perca a chance. Você também pode substituir uma parte delas por farinha de trigo integral e fazer uma Ciabatta Integral, eu já usei 250 gr de sêmola e 250 gr de farinha de trigo integral e ficou muito bom, experimente.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

3 responses to this post.

  1. Posted by Eloy on 09/12/2010 at 12:20

    Quando morava em Curitiba fazia pão em casa. Aqui em Joinville não dá, a umidade faz que eles embolorem antes que eu consiga comê-los.

    Só que eu não sou mais prático e menos “poético”, colocava tudo em uma bacia e misturava com as mãos. Diminuía muito a quantidade de farinha espalhada pela casa.

    Mas fiquei tentado a fazer a ciabatta.

    Responder

  2. Posted by Anny on 12/12/2010 at 10:35

    Nossa! Passei minha fase de pão, atrás desta receita.
    Agora que você decobriu a sua e gosta de cozinhar, pode descobrir como fazer um ciabatta sem farinha de trigo…
    Umm! vou amar. Se não quiser fazer, me mande a receita.
    Adoro cozinhar.
    Até mais!
    Anny.

    Responder

  3. […] a massa. Agora é só sovar até conseguir uma massa homogênea. A foto abaixo é do preparo de uma Ciabatta, mas a ideia é exatamente a […]

    Responder

Deixe uma resposta

