Muffin e Cupcake

O Muffin já foi condenado primo pobre do cupcake por ser mais simples, sem aquelas vistosas coberturas sofisticadas e trabalhosas. E eu adoro essa simplicidade.

Como não sou pró em confeitar (mas adoro esses bolinhos individuais) e estou sempre tentando viver mais light, meus muffins, independente da receita que eu use, recebem no máximo uma coberturinha molhadinha e nada mais. Sem cobertura alguma é ótimo pra comer no café da manhã.

receita muffin chocolate cupcake

Mas quando eu recebo a missão de preparar algo para levar ao café de sorteio do amigo secreto da família, meus muffins podem ganhar um enfeite a mais, simples, mas que sempre arranca um elogio do mais sisudo dos tios.

Você certamente já viu várias receitas de muffin e cupcake, eu já fiz várias delas e a que temos aqui é a que (por enquanto) eu chamo de receita definitiva. Espero que experimentem e gostem.

receita muffin baunilha cobertura chocolate cupcake

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar
2 e 1/2 colheres das de chá de fermento em pó

3/4 de xícara de leite
1/4 de xícara de creme de leite fresco
2 colheres das de sopa de manteiga derretida
1/3 de xícara de óleo vegetal (uso canola)
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos levemente batidos e peneirados
1 pitada de sal (não uso quando a manteiga já tem)

3/4 de xícara de gotas de chocolate, ou chocolate picado.

receita muffin chocolate cupcake

Meu modo de preparo

Não temos muita novidade por aqui. Primeiro, em uma vasilha grande misture bem os secos, farinha, açúcar peneirados, fermento em pó e o sal, quando uso.

Em outra vasilha bata levemente os ovos e acrescente o leite (eu faço isso antes e passo por um coador), o creme de leite, a manteiga, óleo e a essência de baunilha, misture bem.

Despeje esse conjunto de líquidos sobre os secos e misture rapidamente. Você já deve ter lido que a massa deve ficar levemente empelotada, se a sua ficar mais lisa não se preocupe.

Coloque as gotas de chocolate, incorpore de leve e a massa tá pronta.

Com as forminhas de papel já colocadas na sua forma de cupcake, use uma concha para distribuir a massa nas forminhas. Você também pode usar formas de metal untadas, eu realmente prefiro as de papel. Seja qual for, encha somente 2/3 das forminhas pois a massa vai crescer no forno.

Asse em forno pré aquecido em torno de 200ºC. No meu forno demora uns 25 minutos.

receita muffin baunilha cobertura chocolate cupcake

Cobertura para Muffins e Cupcakes

Esteja você numa fase light ou não, vale a pena experimentar um creminho sobre os bolinhos. Da última vez aproveitei o ganache da Torta Holandesa de Morango, espalhada com colher mesmo. Tenha em mente que vale a pena investir na apresentação, mesmo que forem simples confeitos de açúcar que você encontra num monte de formatos. E nos muffins de chocolate você pode pouvilhar açucar de confeiteiro ou de baunilha.

Velho Truque Índio

Para fazer muffin de chocolate substitua as 2 xícaras de farinha trigo 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo e ¼ de xícara de chocolate em pó.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

4 responses to this post.

  1. Posted by ELIANA on 25/02/2011 at 17:13

    levei essa receitinha lá no meu blog!!!

    Responder

  2. Posted by Thiago on 11/05/2011 at 18:39

    Fiquei com algumas dúvidas:
    (1) você bate os ovos e depois peneira? Ou você peneira e depois bate os ovos?
    (2) Não entendi a dica. Você substitui 2 xícaras de farinha trigo por 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo e ¾ de xícara de chocolate em pó?
    (3) A conta desta dica tá certa? Ou vc quis dizer 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo e 1/4 de xícara de chocolate em pó?

    Obrigado. Parabéns pelo blog (já adicionei nos meus favoritos).

    Responder

    • Olá Thiago,
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      (1) você bate os ovos e depois peneira? Ou você peneira e depois bate os ovos?
      Eu misturo os ovos com o creme de leite fresco e balo ligeiramente antes de peneirar.
      (2) Não entendi a dica. Você substitui 2 xícaras de farinha trigo por 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo e ¾ de xícara de chocolate em pó?
      (3) A conta desta dica tá certa? Ou vc quis dizer 1 e ¾ de xícara de farinha de trigo e 1/4 de xícara de chocolate em pó?
      A conta da dica tava errada, já arrumei. Obrigado por informar.
      Espero que tenha gostado e que volte sempre
      Um abraço

      Responder

  3. Maravilhoso, vou tentar seguir a risca a receita nesse final de semana…

    Minha prima pediu que eu fizesse cupcakes com cara de palhaço para o aniversário de um ano do seu filho e eu estava a procura duma receita simples de fazer e saborosa, já estou com água na boca!

    Responder

Deixe uma resposta

