Torta Holandesa de Morango

Esta Receita de Torta Holandesa é um texto de confissões. Confesso que doces e sobremesas não são um habito no dia a dia da minha cozinha e que poderia e pretendo me dedicar mais a eles.

torta holandesa morango sobremesa doce

Passando pela singela seção de frutas do supermercado da minha cidade me deparei com badejinhas de morangos, que devo confessar, pro meu gosto são mais bonitos que gostosos. Mas querendo aproveitar o preço e a qualidade, decidi que deveria encontrar um fim digno a algumas delas. Me passou pela cabeça come-los com um ótimo creme inglês, mas decidi por algo mais complexo, grande e vistoso, mesmo que depois saísse distribuindo a Torta Holandesa de Morangos pela vizinhança.

Devo confessar que no item sobremesas a minha opinião é de que menos é mais, sempre. Gosto de sobremesas simples e pequenas, mas sei que uma linda torta vermelha coberta com chocolate brilhante e alguns morangos vistosos enche de alegria o coração da maioria das pessoas. Curtam a receita de torta holandesa que eu fiz.

Ingredientes da Massa

200 gr de biscoito maisena
100 gr de manteiga

Modo de preparo da massa

No liquidificador, triturei os biscoitos e misturei a manteiga até formar uma farofa bem úmida parecendo areia da praia. Talvez um processador fosse mais eficiente pois precisei chacoalhar bastante o liquidificador e várias vezes precisei abri-lo e mexer os biscoitos com uma colher até conseguir a minha farofinha. Depois cobri o fundo de uma fôrma de 25cm de diâmetro com fundo removível e deixei reservado.

Ingredientes do recheio

500 gr de morangos lavados
1 pote de nata (o meu pote tinha 350g)
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 (11 gr) envelope de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo do recheio

Fácil, em 2 etapas, sendo que na 1ª etapa, numa batedeira eu bati a nata com o açúcar até formar um creme bem bonito e levei para a geladeira enquanto (2ª etapa) no liquidificador bati os morangos já lavados e livres das folhas, talos e daquela parte branca, depois adicionei a gelatina hidratada e dissolvida de acordo com as instruções da embalagem e bati de leve até misturar bem.Incorporei os morangos batidos ao creme da batedeira e derramei sobre a massa que já estava na forma. Levei a geladeira e deixei lá até o sai seguinte, algo como umas 16 horas.

torta holandesa morango sobremesa doce

Cobertura de Ganache

Ingredientes
300 gr de chocolate meio amargo para cobertura picado
200 ml de creme de leite fresco
1 dose de um bom conhaque ou brandy

Receita do Ganache para Cobertura
Basta derreter o chocolate em banho maria e acrescentar o creme de leite, ou talvez menos, dependendo do seu gosto e a dose do conhaque misturando suavemente com um fouet. Então é só cobrir a torta com o ganache ainda quente e levar novamente à geladeira. Depois de 1 hora pode desenformar e decorar com morangos e biscoito calipsto, os biscoitos da Joelma como dizemos aqui em casa.

Devo confessar que o recheio não estava com a firmeza que eu desejei quando cortei as primeiras fatias da torta, ela veio somente no dia seguinte quando já estava quase no final. Mas mesmo assim estava deliciosa, confesso que ficou de largar a família.

Velho truque índio do chef Sioux

Resista à tentação de prensar muito a farofa no fundo da assadeira, isso dificulta a sua vida quando for cortar os pedaços da torta para servir. A própria pressão do recheio será suficiente para que essa massa fique do jeito que ela deve ficar, acredite.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

4 responses to this post.

  1. Não vejo a menor graça em torta holandesa, mas essa de morango deve ser muito boa! #adoro morango🙂

    Responder

  2. […] « Torta Holandesa de Morango Ciabatta […]

    Responder

  3. Eu tenho um preconceito gigante com tortas holandesas. Acho que sempre colocam mtaaa manteiga.Essa com moranguinhos parece deliciosa! Como estou desprovida de uma cozinha decente (leia-se forno e fogão) é uma boa receita para me dar de presente de aniversário!
    Já estou aqui imaginando como fica se eu deixar uns pedacinhos de morango no meio ao invés de bater no liqui e fizer um creme inglês…
    e se usar biscoito amanteigado de banana com canela? hauhau
    Pensamentos gordinhos!
    me diz, quando vc coloca os biscoitos da Joelma? Eu colocaria antes do creme mas pela forma como está escrito parece depois… é isso mesmo?

    beijo
    psiju_schmidt

    Responder

  4. Posted by Consuelo on 14/09/2012 at 21:40

    Oi… Posso substituir a nata por outro ingrediente?

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: