Empada

Onde eu moro, salgadinhos são uma tragédia. Como as pessoas pouco comem fora de casa, não faz parte da rotina delas aquela coisa de parar pra comer um lanchinho na padaria da esquina. Por causa disso não é fácil encontrar salgadinhos, mais difícil é encontrá-los com qualidade. E quando falo em qualidade falo em equilíbrio, texturas e sabores. Uma vez gravei um pequeno vídeo sobre as empanadas que se vendem por aqui, rapidamente se transformou em uma comédia, qualquer dia eu mostro.

receita empada empadinha

Mas a realidade é que se eu quisesse uma boa empada teria de fazê-la. E essa Receita de Empada não é difícil, muito pelo contrário, fazer empadas é rápido, fácil, não requer pratica nem tão pouco, habilidades. E no meu caso ainda ganho pontos aqui em casa.

Receita de Empada
Ingredientes

750 gr de farinha de trigo
1 colher das de sobremesa de sal
1/2 xícara de manteiga gelada
1 xícara de banha
1 ovo inteiro e 1 gema

O preparo é pura mão na massa:

Em uma grande tigela ou bacia, misture o sal com a farinha peneirada. Acrescente a manteiga e vá esfarelando com os dedos até obter uma farofa, algo parecido com areia molhada. Seja paciente, é bonito de ver. Adicione os ovos e a gema batidos com umas 2 colheres de água fria, misture um pouco e em seguida a banha em temperatura ambiente. Então você mistura suavemente até conseguir a sua massa lisa que não gruda nas mãos. Pode adicionar mais farinha ou mais banha para conseguir isso.

receita empada empadinha

Separe uma a quantidade de 2 colheres de massa e coloque dentro da sua forminha, com as pontas dos dedos vá espalhando a massa e moldando a sua empada na forma. Essa massa é bem quebradiça e também é chamada de massa quebrada. Ela é difícil abrir e cortar, mas se quiser, pode tentar.

Distribua os recheios dentro das suas empadas ao seu gosto.

receita empada empadinha

Fazer as tampinhas da sua empada também é divertido, forre uma superfície lisa com um plástico, eu uso aqueles de guardar congelados. Pego uma porção da massa e aperto na superfície com as mãos. Já tentei rolo, copo, garrafa e não dei certo, a massa quebra e gruda toda, por isso abro com as mãos. Aí sim, corto a massa com a boca de um copo e no meu caso fica no tamanho certinho da tampinha que eu preciso. Você poderá criar seus próprios métodos para tudo isso, essa é uma das melhores partes da culinária caseira amadora. Então cubra as empadas com suas tampinhas e vá fechando com as mãos. Com um pincel ou com os próprios dedos passe sobre as empadas uma mistura de 1 gema com 1 colherinha das de café de azeite, mande pro forno e asse ate dourar. A minha receita rendeu 30 empadas.

receita empada empadinha

Recheio para Empadas de Frango

500 gr de peito de frango cozido e desfiado
300 gr de molho de tomate
150 gr de alcaparras
1 cebola média picotada bem fininho
5 dentes de alho picotados bem fininho
óleo de gergelim e azeite de oliva para o refogado
10 folhas de salsinha sem os talos e picotadas bem fininho
sal e pimenta à gosto

De uma fritada bacana no seu frango em óleo de gergelim e em outra panela deixe a cebola fritando em fogo bem baixo no azeite por uns 10 minutos, adicione o alho e deixe mais uns 5 minutos. A ideia é que fique bem macio se dourar, por isso o fogo bem baixo. Adicione o molho de tomate e as alcaparras, quando ferver adicione o frango desfiado já refogado. Sal e pimenta moídos na hora ao seu gosto mais as especiarias que você gostar. Eu gosto de cozinhar esse recheio por uns 15 minutos e se preciso adiciono um pouco de água. Deixo reduzir bem, desligo, adiciono as salsinhas e voilá, só deixar esfriar para suas empadas rechear.

O Velho Truque Índio para Empadas Sioux

Se você me permite dar uma dica de preparo eu diria para você jamais, em hipótese alguma sequer pensar em calcular as calorias dessas delícias, ok? Sim e não. Se você pensar simplesmente na lista de ingredientes ficará assustado, mas lembre-se que essa receita me rendeu 30 empadas muito bem servidas e a divisão de calorias nem é tão injusta assim. Se há uma injustiça nisso tudo é a que você comete ao comer 5 empadas de uma só vez, por exemplo. Portanto, não se culpe por comer uma ou duas empadas, só cuide para equilibrar as coisas. Se fizer a receita inteira então aproveite para presentear os vizinhos, levar algumas empadas para oferecer no trabalho é outra ótima opção. Além de ser cordial te faz um bem enorme ao ego, acredite.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

7 responses to this post.

  1. Huuuuuuuuuuuuuuuuuuum lambo os dedos!

    Responder

  2. Nossa que beleza, vou levar a receita. Acredita que nunca fiz empadas e eu adoro?! Obrigada por compartilhar essa delicia em tantos detalhes. Bjs e Bom FDS

    Responder

  3. Nossa, eu AMO empadas!
    As da região são horríveis, secas, massudas, nunca encontrei uma boa!

    Mas o salgado que mas sinto falta é do pastel… aaaah o bom e velho pastel de feira de São Paulo, com a medida certa de massa, carne, vento e “vinagrÉte” (não vinagrÊte, como dizem por aqui).

    Responder

  4. Sou louuuca por empadas! X)
    E eu chamo essa massa de “massa podre”, esfarela que é uma maravilha e derrete na boca.

    Responder

  5. Posted by gryffo1 on 03/06/2011 at 20:11

    Santa mãe !!! Este blog é de matar a gente de vontade …

    Responder

  6. Posted by Paula on 04/06/2011 at 18:59

    30 empadas não duram mais de uma tarde aqui em casa, sério!

    Responder

  7. Posted by Adi on 20/10/2012 at 20:11

    Oi, estava procurando no site uma receita de empada, encontrei esta receita maravilhosa… Ficou uma delicia, mas o recheio fiz de estrogonofe… ficou demais.Valeu pela receita!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: