Hambúrguer Caseiro

Junk food americano? Claro que não, na verdade uma refeição saudável e equilibrada.

O Hambúrguer já faz parte da nossa cultura e forma a Família-X de lanches com carne bovina mais popular do Brasil. Tendo como seus membros mais famosos o cheese salada, chesse bacon, cheese egg e até o cheese tudo, uma enormidade de variações levando o disco de carne.

receita hamburger caseiro gourmet saudavel

Não sou nutricionista e claro que a minha opinião não tem rigor cientifico, mas meu olhar leigo sobre a alimentação e nossos hábitos me leva a pensar que, com todas variações que foram sendo incluídas nesses lanches acabaram desconstruindo uma refeição quase perfeita, que alia o carboidrato do pão às fibras e vitaminas da salada e as proteínas da carne, que se bem preparada ainda nos trás uma quantidade aceitável de gorduras. Tudo acompanhado de um molhinho de maionese com ketchup que podem até ser light. Um lanche feito com Hambúrguer Caseiro pode sim ser uma refeição saudável.

Para o meu Hambúrguer Gourmet Caseiro eu separei os ingredientes:

½ Kg de carne moída de primeira (pode ser patinho que fica uma delícia)
2 cebolas roxas bem picotadas
10 folhas de salsinha sem talos picotada
1 colher das de chá de pimenta branca moída na hora
1 colher das de chá de sal
40 gr de farinha de rosca
2 ovos batidos ou 1 se for dos grandes (eu os passo por um coador)
1 xícara de queijo parmesão ralado (eu uso o pecorino)
Azeite de oliva para refogar a cebola

O Preparo

Eu começo refogando a cebola no fogo mais baixo que eu consigo por uns 10 ou 15 minutos até que elas fiquem bem macias, retiro do fogo quando elas ficam levemente coradas e deixo esfriar a temperatura ambiente. Misturo bem a cebola com os ovos, a pimenta, o sal, salsinha e queijo e numa tigela incorporo tudo à carne moída usando as mãos. Você pode sentir a firmeza da mistura e optar por não usar a farinha de rosca, eu gosto dela porque deixa os hambúrgueres com uma crocância bem sutil sem mudar em nada o seu sabor.

receita hamburger caseiro gourmet saudavel

Para dar forma ao hambúrguer eu faço bolas de carne bem compactas e vou apertando com as mãos até achatá-las sem, no entanto, deixar que abram. Você pode usar toda a sua criatividade para isso, pode até mesmo usar algum apetrecho próprio para dar formas ao hambúrguer. Eu prefiro os meus com esse aspecto bem caseiro mesmo. Depois de acertar o formato coloque em uma forma untada com um pouco de azeite, cubra e leve à geladeira por uma hora para que ele fique mais firme e fácil de preparar. Você pode envolvê-los em filme plástico e guardá-los no freezer. Terá sempre à mão um ótimo hambúrguer congelado muito saudável para aqueles momentos de pressa ou preguiça na cozinha.

Depois disso não tem segredo. Eu amo hambúrguer grelhado mas como nem sempre acender o fogo é pratico acabo preparando os hambúrgueres numa frigideira antiaderente, sempre com pouco óleo em fogo alto para deixá-lo ao ponto bleu. Mas aí a preferência é a sua.

alface tomate queijo gouda pepino

Você pode escolher vegetais frescos para acompanhá-lo em seu sanduíche. Eu adoro substituir a alface pela rúcula que além de mais saborosa para o meu paladar, é mais digestiva. Também gosto de usar queijo gouda levemente derretido sobre a carne, combina super bem e basta colocar sobre o hambúrguer no último minuto de fritura. Enquanto frita seu hambúrguer mantenha uma outra frigideira, panela ou chapa aquecida com seu pão já cortado com as faces internas aquecendo sobre ela.

Para o molho misture umas 4 colheres de maionese light com 2 colheres de um bom ketchup, 1 pitada de paprica picante e suco de 1 limão siciliano se tiver disponível, se for tahiti use o suco de ½ limão.

Alimento Saudável

Como disse lá no começo, um bom lanche de hambúrguer pode sim ser bem equilibrado e saudável. Os excessos são ruins, as bisnagas e saches de maionese nas mesas das lanchonetes são péssimos para o sabor e para a saúde. Os acompanhamentos como batatas fritas e bacon podem ser até piores desequilibrando tudo e pendendo a balança para os carboidratos e gorduras saturadas em excesso. Um velho truque índio da boa alimentação se resume em uma única palavra: Equilíbrio. Se você tem filhos ou sobrinhos aproveite para preparar hambúrgueres junto deles e fale sobre tudo isso, sobre como o equilíbrio nos permite comer de tudo de forma saudável.

receita hamburger caseiro gourmet saudavel

Harmonizando Cerveja e Hambuúrguer

Além do mais, quando você come de forma mais equilibrada pode se dar ao prazer de acompanhar seu hambúrguer com uma boa cerveja. Minha recomendação é uma Pale Ale ou Strong Golden Ale que no meu caso são quase sempre da Eisenbahn, afinal, sou vizinho da fábrica. Elas combinam super bem com carnes vermelhas e com o queijo gouda, experimente.

A história do Hambúrguer no Brasil

Da Wikipédia aprendemos que “a introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que abriu em 1952, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira lanchonete, a Bob’s, e que seguia os padrões americanos. Também foram introduzidos o milk shake e o sundae. Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo frequentada por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre muitos outros”.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

2 responses to this post.

  1. Posted by Geovana Albino on 21/03/2011 at 21:36

    Adorei a receita e as ilustrações. Trabalho com lanches, e estou sempre buscando novas idéias. sempre q puderem, deixem-me uma receitinha nova.

    Responder

  2. Hambúrgueres de Veado

    675g de carne de veado magra,moída
    1 ovo
    1/4 xícara de chá de leite
    1/2 xícara de chá de farinha de rosca temperada a gosto
    1 colher de chá de molho inglês
    1 colher de chá de mostarda
    1 colher de sopa de molho de soja
    1 colher de chá de sal
    1/2 colher de chá cada,de:manjericão.manjerona,pimenta,páprica
    6 pães de hambúrguer

    Misture todos os ingredientes e faça os hambúrgueres.Grelhe até o ponto desejado em fogo médio.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: