Massa de Pizza

A massa de pizza caseira é muito simples de fazer, não requer pratica nem tão pouco habilidades e enquanto você prepara gasta parte das calorias que ganha ao comê-las. Gosto de pensar que as pessoas estão dispostas a fazer sua própria massa de pizza, vez ou outra, em alguma ocasião especial, para uma reunião de amigos, para a pessoa amada. Preparar sua massa de pizza é recompensador. Se permita experimentar essa legítima receita italiana de massa de pizza e depois me conte se não vale à pena.

receita massa pizza caseira


Se você mora em São Paulo, então talvez não veja o porquê alguém faria suas próprias pizzas, em especial sua massa de pizza, eu falo sobre isso no final desse texto.

Massa de Pizza

Os ingredientes não podem ser mais simples:

1 kg de farinha de trigo
30gr de fermento biológico ou 20gr de fermento biológico instantâneo
1 ½ colher das de café de açúcar
1 ½ colher das de café de sal
1 ½ xícara de água morna
50 ml de azeite

Preparar massa de pizza caseira
só pede alguma disposição física:

Misture bem os secos que são a farinha de trigo, sal, açúcar e o fermento. Eu uso uma área de trabalho da minha pia e às vezes direto numa mesa, mas você pode fazer isso direto dentro de uma assadeira grande. Faça um montinho com os secos misturados e no seu centro e um furo de uns 15 cm, seu monte deve se parecer com um vulcão. Nesse furo acrescente a água morna e vá puxando os secos para ela, misturando até incorporar toda a água e obter a massa. Agora é só sovar até conseguir uma massa homogênea. A foto abaixo é do preparo de uma Ciabatta, mas a ideia é exatamente a mesma.

receita pão caseiro ciabatta italiana

Como Sovar a Massa?

Para sovar a massa de pizza pode ser interessante fazê-lo numa mesa. Polvilhe um pouco de farinha sobre ela e coloque ali a sua massa, junte a massa em uma pilha e aperte bem junta, empurre a base da sua mão sobre a massa empurrando um pouco para frente, dobre as bordas da massa para cima e aperte novamente no meio da massa. Você pode girar um pouco a posição da massa. Vá repetindo esse aperta, dobra, vira enquanto estiver sovando. O ideal é sovar por uns 10 minutos. Sovar a massa é importantíssimo. Quando sovamos a massa, esse estica, dobra, aperta forma o glúten, o material que dá à massa sua deliciosa textura e contribui na distribuição dos gases produzidos pelo fermento. Não tenha preguiça nessa etapa, como eu disse, vá gastando as calorias que vai ganhar. E é nessa fase que vocÇe deve incorporar uns 40ml de azeite.

Depois de bem sovada, faça uma bola, unte com o restante do azeite e coloque sua massa em uma vasilha, cubra com um pano limpo, reserve em local protegido de vento e deixe crescer por quase 1 hora. A massa deve dobrar de volume, mas isso depende da farinha e do fermento, então é difícil estabelecer um padrão de crescimento.

receita massa pizza caseira

Abrindo a Massa de Pizza

Para abrir a massa o ideal é uma superfície lisa, pode ser a sua mesa ou a área de trabalho da pia da sua cozinha, desde que bem limpa, é claro. Enfarinhe a superfície e separe um pedaço de massa suficiente para fazer uma bola no tamanho da metade da sua mão fechada. Na superfície aperte ela começando abrir uniformemente seu disco, então use um pau de macarrão, ou pau para abrir massas, ou ainda uma garrafa de vinho e vá abrindo a sua massa, tenho certeza que não preciso explicar muito essa etapa. Polvilhe farinha para evitar que ela grude. A sua experiência vai dizer a quantidade de massa necessária para fazer discos de pizza na espessura que você mais gosta.

Se você tiver um forno à lenha, basta espalhar uma camada de molho de tomate sobre seu disco, sobre ele os ingredientes preferidos e mandar para o forno, o tempo para assar é uma variável indefinida por vários motivos, sendo o principal a temperatura do forno.

receita massa pizza caseira

Em fornos elétricos ou a gás, eu prefiro levar a massa ao forno em 220ºC por poucos minutos para dar uma selada antes de recheá-la. Um velho truque índio para que usa esses fornos é ter uma pedra de mármore que possa ser bem aquecida dentro do forno e assar as suas pizzas sobre ela. Lembre que se usar Molho de Tomate Caseiro nas suas pizzas o resultado final será sempre muito melhor.

Para Paulistano, Pizza é coisa séria

Quando sai de São Paulo e vim morar no interior de outro estado, percebi o quanto a pizza é insignificante para quem não é paulistano. Digo isso porque Pizza em São Paulo é coisa séria. Discutem-se todos os seus aspectos, da espessura e crocância da sua massa até cada um dos ingredientes de cada receita da sua pizzaria preferida dentre às milhares existentes, passando é claro pela qualidade do molho de tomate usado. Fora de São Paulo, entretanto, pizza é somente uma comida delivery que se pede pra variar o cardápio ou quando bate aquela preguiça.

pizza são paulo

Somente na cidade de são são consumidas (em 2011) 40 mil pizzas por hora*.

Claro que como toda regra, essa também tem suas exceções, mas geralmente a pizza delivery fora de São Paulo é cara, a massa é ruim, grossa ou fina além do aceitável, pesada e quase sempre crua, a qualidade dos ingredientes é baixa, são feitas em tamanhos exagerados e quase sempre é entregue fria, o que quase configura um crime para um paulistano.

São Paulo consome Veja nessa matéria alguns números sobre a pizza em São Paulo,

E na sua cidade, como é a pizza por aí?

*Fonte: Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

5 responses to this post.

  1. […] não importa, pizza caseira se faz com massa caseira. E você sabe onde encontrar uma autêntica receita de massa de pizza […]

    Responder

  2. […] para cozinha (se não as tiver, empreste algumas dos seus amigos, rss). Ensine como preparar a massa de pizza, talvez use um molho de tomate que eles também te ajudaram a fazer, incentive-os a criar, preste […]

    Responder

  3. Posted by Tiago on 10/03/2012 at 20:59

    As melhores pizzas que eu já comi foi na Bahia, já experimentei as de São Paulo e não gostei. Moro no interior do estado de São Paulo, e aqui, tem uma colônia Italiana que possui várias pizzarias , provei umas pizzas de lá que ficou a desejar.

    Responder

  4. Posted by Junior on 18/10/2012 at 4:28

    Eu sei que isso não é uma massa de uma pizza típica e muita gente abomina isso (rs), mas eu, particularmente, gosto muito de massa de pizza grossa, daquelas que formam um borda macia, parecida com um pão, como as da Pizza Hut (apenas para deixar o exemplo mais claro)… essa receita também pode ficar assim se na hora de abrir a massa eu deixá-la mais grossa, ou existe alguma outra receita?

    Responder

  5. Posted by Miriam Lago Magro on 21/10/2012 at 9:15

    Paladar não se discute, mas esta massa é modelo de massa italiana, como servem lá. Experimentei ontem e surpreendi meu marido, que não parou de elogiar. Quanto as bordas é possível deixar mais espessa, o que dá um toque ainda mais artesanal. Mas é preciso reiterar que os ingredientes todos devam ser de excelente qualidade: farinha de granulo duro, molho de tomate feito em casa e caprichado, queijo adequado, forno que tenha precisão na temperatura e distribuição de calor uniforme. E mais, tempo para o preparo, bom vinho, prazer em cozinhar e muito amor!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: