Panqueca

Ao contrário dos americanos que comem panquecas pela manhã no brunch, aqui em casa comemos panquecas à noite. Apesar de adorarmos panquecas recheadas com carnes, não é dessa forma que ela quebra a rotina dos nossos lanches de inicio de noite, já que raramente fazemos jantares. Nossas panquecas são recheadas na hora de comê-las, cada um escolhe entre fatias de frios, requeijão ou somente algum queijo, ou algo nesse gênero que estiver à mão. Ficam super leves e substituem os pães, além de serem super simples e rápidas de preparar.

massa panqueca receita


Resista ao primeiro impulso de desistir das panquecas por achar que não conseguirá virar os discos como normalmente se vê nos filmes, é simples e com algum treino rápido você fica parecendo um legítimo mestre cuca. Mas se você tiver 2 braços esquerdos e for destro não se preocupe, vai ser muito fácil virar suas panquecas com uma espátula, escumadeira ou ainda com uma colher maior.

Os ingredientes são super simples:

1 e ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
2 ovos
2 colheres de azeite de oliva
1 pitada de sal (ou à seu gosto)
1 colher de óleo ou azeite para fritar

No copo do liquidificador coloque os ovos, o leite o e óleo; Bata durante alguns minutos ou até misturar bem, aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo. Essa ordem faz com que a farinha se misture por completo. Depois acrescente o sal e bata por mais alguns minutos.

Para fritar suas panquecas você pode usar uma frigideira francesa, aquelas que têm as bordas arredondadas, ou uma panquequeira francesa, que é parecida com a frigideira, mas tem as bordas bem mais baixas. Se for antiaderente, muito melhor.

Leve ao fogo e deixe esquentar. Pegue uma folha de papel toalha, enrole, molhe no óleo e unte a frigideira. Pegue o copo do liquidificador e despeje a massa da panqueca no centro da frigideira quente e untada, o suficiente para quase chegar aos cantos, vá girando a frigideira para espalhar a massa uniformemente cobrindo todo fundo da frigideira. É super legal ver as bordas da massa se soltando, de uma balançadinha na frigideira e verá que a massa está solta. A hora de virar é você quem vai decidir, dependendo de quão passada você gosta.

Para virar sua panqueca retire a frigideira do fogão e pendule para frente e para cima fazendo sua panqueca deslizar para frente, como se fosse jogá-la pra frente mesmo, mas sendo arremessada para cima. É divertido e mais fácil de fazer do que de explicar, vale a pena aprender.

Mas se não der certo mesmo, use uma espátula, de preferência de plástico para não arranhar o revestimento antiaderente da sua frigideira e vire suas panquecas fritando dos dois lados.

O velho truque índio para se obter panquecas gostosas é não deixá-las muito grossas, quanto mais finas mais gostosas. Claro que você pode usar essas panquecas para rechear, cobrir com molho, levar ao forno e servir como prato principal, mas isso é outra história. Você também pode tentar aquelas panquequeiras invertidas que são aquecidas e encostadas na massa e fazer seu próprio juízo, eu não curto, prefiro as frigideirainhas.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

7 responses to this post.

  1. Posted by Andrei Sid on 17/11/2010 at 14:19

    Hei chef,

    Sugestão, coloco 1 colher de água para a massa ficar mais leve e quando to muito inspirado acrescento cenoura ralada (para tua receita 3 colheres ou espinafre. A criançada adora:
    Quero a verde, tio, quero a laranja…..
    Ah! e fritar com óleo não dá não! Azeite sempre e já!
    Grande abraço!

    Responder

    • Seja bem vindo Sid.
      Ótimas dicas. Já fiz com espinafre e ficou sensacional. As vezes tb coloco algum parmesão realado na hora. Vou experimentar a água, aliás, vou experimentar de tudo, heheh. E tens razão sobre o azeite, ou óleo de oliva.
      Abração

      Responder

  2. Posted by Norma Sueli on 23/01/2011 at 22:39

    Achei bem legal a dica que o Sid deu de colocar espinafre, ou cenoura na massa para deixá-la, colorida! Faço a tradicional com “recheio” de espinafre, da próxima que eu fizer, vou usar a sua receita com a dica dele também. bj

    Responder

  3. Posted by cláudia on 19/04/2011 at 18:50

    Ia dizer justamente sobre a água, eu coloco 1/2 xíc. de água e 1/2 de leite, fica mais levinha! Se o recheio for de carne moída ao molho, coloco nele umas 2 colheres da massa da panqueca e levo ao fogo para adquirir consistência! mto. bom o blog, visitarei sempre!

    Responder

  4. Olá, interessante a dica da água, mas eu tenho outra conforme eu disse já pro Chef Sioux no twitter, troquem a 1/2 xíc. de farinha, por 1/2 xíc. de amido de milho, a massa também fica levinha e fofinha, e particularmente fica uma delícia!! Experimentem!!! Bjs.

    Responder

  5. Posted by tainara on 12/09/2011 at 21:32

    ai, panqueca é uma ótima peidia pra almoço leve mesmo! nunca tentei no jantar, mas na próxima, qm sabe. ultimamente andei colocando farinha de linhaça dourada e manjericao.. sabe que ficou também muito bom?

    abraço!

    Responder

  6. adoreiiiiiiiii

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: