Almondegas

Outro dia recebemos um casal de amigos pro jantar, ambos descendentes de italiano. Já estávamos todos ao redor do balcão e eu já servia os antepastos quando a Joyce perguntou qual seria a delicia para o prato principal. Quando eu disse “porpetas” ela perguntou “o que é isso?”, “pergunte ao seu namorado”, respondi. E quem disse que eles sabiam o que eram porpetas? Para quem, como eu, é de São Paulo, é surpreendente encontrar pessoas, sobretudo descendentes de italianos que não saibam um pouco sobre a cultura gastronômica italiana. Mas nem tudo está perdido, todos sabiam o que são Almôndegas.

receita almondegas molho tomate calabresa Meatballs

Então eu servi almôndegas com linguine ao molho de tomates com calabresa moída. Linguine é uma massa chata como o fettuccine, porém, estreita como espaguete (spaguetti). Eu gosto muito. Alguns cozinheiros que conheci gostam de colocar as almôndegas cruas para cozinhar no molho e outros preferem fritá-las antes. Tudo muito bom, mas eu prefiro assá-las em foto bem alto por 10 minutos para selar. Depois que assá-las você verá que ela te presenteia com “o segredo”. Acredito se nunca fez dessa forma, deveria experimentar para ver o que acha. Eu acho que elas ficam fabulosas.

A listinha de feira das Almôndegas:

500gr de patinho moído 2 vezes
1 gomo de linguiça calabresa moída
1 cebola média bem picotada
1 xícara de queijo pecorino ralado na hora
2 ovos
óleo para untar

O jeito que eu faço:

almondegas cruas

Em uma tigela misture patinho e a linguiça calabresa moída, use as mãos, misture os ovos, a cebola, pimenta e o pecorino. Faça as bolinhas com as mãos e distribua numa assadeira untada com óleo para deixar em forno pré aquecido à 220º por 10 minutos.

Depois dessa assada à jato retire as almôndegas da assadeira onde você verá, elas deixaram gordura e um sumo escuro acinzentado característico. Finalize as almôndegas junto do molho em seus últimos minutos de cozimento. Eu adoro com molho de tomates. Se você quiser (eu faço isso) pode pegar aquele sumo, o suco da carne que as almôndegas deixaram na assadeira, decantar e descartar o excesso de gordura e levar esse sumo ao molho, uma maravilha.

Cozinhar, Fritar ou Assar?

almondegas assadas

Sobre selar as Almôndegas para que essas não percam líquido, o que posso dizer é que algumas pessoas preferem fritá-las, mas não senti diferença de maciez usando a fritura o ou assado. Percebi sim que ao forno elas ficaram mais saborosas, além de mais leves e obviamente menos gordurosas. Cozinhá-las com o molho sempre é uma ótima opção que deixa a almôndega menos uniforme, com um “arrepiado” onde o molho adere mais. Mas isso também é questão de gosto. Minha dica é que experimente todas as opções para eleger a sua preferida.

Mas cadê o sal?

Não coloquei uma grama sal nas porpetas e muito menos no molho, você também precisa experimentar cozinhar sem sal quando utilizar ingredientes industrializados, que nesse caso foram a linguiça calabresa e o queijo pecorino, que já tem sal. De um tempo para esse lance de corrigir o sal e experimente ficar só com o sabor dos seus ingredientes. Faça um favor a você e esqueça os tabletes de caldo disso e caldo daquilo, com eles tua comida te deixa com aquela sensação horrível de sede por um dia inteiro. De uma olhada na quantidade de sódio que tem nesses tabletes e pense a respeito.

Acima de tudo, lembre-se que cozinhar é diferente de fazer comida. Muita gente faz comida, mas poucas cozinham. Não cozinhe para comer, cozinhe pelo cozinhar. Cozinhar é arte, e para a arte ser boa é necessário uma dose de talento, algum ego e muita inspiração, a musa eu já tenho, e você?

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

5 responses to this post.

  1. […] Esta Receita de Almôndegas foi feita e refeita várias vezes, ela foi experimentada por muitas pessoas, foi revista e está […]

    Responder

  2. Posted by Helga on 06/02/2012 at 21:23

    hummmmmmmmmmmm…essas porpetas devem ser magníficas……assadas então…vou experimentar

    Responder

  3. miam miam!! estou loooouca por almôndegas há tempos. as últimas que eu fiz ficaram secas e horríveis. a sua receita me pareceu deliciosa e é lógico que eu vou fazer!!
    beijo!

    Responder

  4. Pareçe que estão maravilhosas e muito mais saudável!!!! vou provar ela nesse carnaval!!!!

    Responder

  5. Posted by Danusa on 20/11/2013 at 21:23

    Parabéns!!! Assadas ficam uma delícia!! Ate meu filho que não come carne, adorou….obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

