Tulipas de Frango

Gosto de carne de frango que é sempre super versátil. Além disso, gosto dessa carne por ser ela mais leve e, segundo os nutricionistas, mais saudável que as carnes vermelhas. Aqui em casa comemos pouca carne e damos preferência às carnes brancas em detrimento das outras.

Por isso gosto de mostrar a você minhas formas preferidas de servi-la. Entendo que com os preços das carnes vermelhas nas alturas, o frango ganha um atrativo a mais. Claro que não devemos esquecer alguns pontos sobre hormônios e trato na fase de engorda, falo sobre isso ao final do texto.

tulipa coxa asa frango

Agora vamos falar sobre as Tulipas de Coxinhas da Asa que são encontradas nos supermercados são deliciosas assadas na brasa ou fritas em gordura, que é a versão que trago hoje.

Você não precisa de grandes dotes de chefe, o tempero pode ser o da sua preferência e o Velho Truque Índio é soltar os ligamentos e a carne na base do osso, no lado mais fino da coxinha, para em seguida invertê-la no sentido contrário, para fora da parte mais grossa (prometo que logo atualizo com um vídeo). Você deixa o couro da coxinha, que quando assado ou frito, se repuxa, segura a carne e da a ela o formato de tulipa.

marinada tulipa coxa asa frango

Tudo bem que é preciso uma boa dose de abstração para ver uma tulipa nisso, mas o que importa mesmo é que você tornou a sua coxinha da asa diferente do comum, deu a ela um charme a mais, facilitou o seu manuseio na hora de comer, deixou a carne mais acessível e transformou o osso em um “palito”. Até acho que poderíamos chamar “frango no palito”.

Como disse, você pode usar o tempero de sempre, mas se estiver se aventurando pela primeira vez, uma dica é deixar as asinhas marinando por pelo menos 2 horas. A marinada pode ser assim:

tulipa coxa asa frango

Marinada para Coxas de Frango

(para 1 kg de coxinhas da asa)

100 ml de suco de limão (experimente usar vinho branco seco)
250 ml de água
1 colher de chá de sal (ou à seu gosto)
1 colher de café de pimenta ralada na hora (usei misturadas, rosa, reino preta, branca e jamaica)
1 cebola média picotada
2 colheres de azeite de oliva
Alho poro e salsinha picados e 2 folhas de louro

tulipa coxa asa frango

Depois basta escorrer suas tulipinhas e mandar para brasa, ou para gordura quente. No caso da fritura, use gordura suficiente para cobrir toda a carne. Na hora de servir você pode ainda envolver as pontas dos ossinhos em papel alumínio para seus convidados não sujarem suas mãos (os meus não contaram com esse mimo). Eu servi com Molho Honey Mustard que trouxe de São Paulo, porque aqui isso non ex-xiste! Mas logo eu passo a receita do meu Molho Huney Mustard Sioux.

Frango de Granja

Claro que devemos levar em consideração a quantidade de hormônios que os frangos de granja recebem durante a sua engorda, a maneira como vivem e tudo mais. Devemos sobre tudo, ter sempre em mente que o equilíbrio é a chave e que, se consumirmos de forma equilibrada, além de um bem para saúde, exercemos menos pressão no setor produtivo que por sua vez usará de artifícios menos radicais para atender a demanda.

E por falar nisso, conhece as expressões Galinha Feliz ou Frango de Pasto? Prometo que em breve publicarei um texto sobre essa maneira de criar as aves para consumo, e falarei sobre um produtor local que produz e comercializa suas aves dessa forma muito mais pro princípios que por questões mercadológicas.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

About these ads

6 responses to this post.

  1. Posted by Regis on 21/03/2011 at 14:50

    Olá Josa, blz?! Esse teu frango ficou bacana demais, hein? Só não entendi direito o tal truque de virar a coxinha…. Vou esperar o video prá entender melhor, ok? Ah, essas coxinhas também ficam muito boas assadas, com batatas e cenouras, e temperadas com alecrim. Outra dica legal que aprendi é colocar um pouco de maionese na marinada onde se tempera o frango, deixa ele masi suculento, principalmente se for para assar!

    Responder

  2. Posted by Eloy Labatut on 21/03/2011 at 21:12

    O filho de um amigo chama as coxinhas da asa, em formas de tulipa ou não, de frango de palitinho.

    Responder

  3. Po Josa, essas coxinhas me deram uma imeeensa vontade de comer isso!
    Mas sou meio traumatizado, certa vez fiz um evento que tive que fazer nada menos que 600 cozinhas dessa, e eu era o cara que cortava e “invertia” as coxas. Pensa nos 2 dias só fazendo isso!
    Parabéns pelo teu trabalho aqui no blog, gostei muito desse post, e principalmente das fotos!
    Tem um post novo la no http://cervablog.blogspot.com/ da uma olhada!
    Abração

    Responder

  4. Posted by Norma Pereira @norminhasueli on 20/04/2011 at 4:45

    Nossa você disse que ia me fazer inveja fez mesmo! Que receita e fotos deliciosas! Adorei, mas espero o vídeo da dica, pois como sabes sou leiga.. rs

    Responder

  5. Posted by gbenedet on 19/11/2011 at 18:33

    Estamos esperando os vídeos!

    Responder

  6. Posted by Abelardo Sampaio on 29/07/2012 at 21:23

    onde posso encontrar a coxinha ja invertida,onde,qual o contato…
    grato,
    Abelardo

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.315 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: