Costela Suína Assada no Bafo

Essa Costela Suína (porco) é assada no bafo em forno de cozinha. Peguei essa receita do @ObaGastronomia (Mr Baumel, meu futuro parceiro de Fly Fishing) e só alterei as quantidades e alguma proporção. A estrela desse prato pode até ser a costela, mas sem dúvida o principal coadjuvante é o mel que confere um agridoce diferente que combina super bem com o sabor da carne.

costela suina porco assada bafo

Para o prato das fotos eu usei uma peça de costela que tinha no freezer, comprada em supermercado. Depois de descongelada ficou claro que não era uma peça muito boa, com menos carne que as encomendadas no açougue, mas mesmo assim ficou ótima.

Ingredientes

1,5 kg de costela de porco (costela suína)
1 xícara de suco de laranja, mais ou menos 5 laranjas
1 xícara de vinho branco seco, o melhor que conseguir
50 ml de suco de limão, mais ou menos 2 limões
6 colheres de sopa de mel
2 cebolas bem picadinhas
5 dentes de alho com casca
alguns ramos de alecrim
sal e pimenta a gosto

Preparo

A carne deve marinar pelo menos de um dia para o outro, então um dia antes prepare a marinada com laranja e limões espremidos, vinho e os dentes de alho inteiros e com casca e despeje sobre as costelas em uma assadeira. Sobre as costelas acrescente sal e pimenta, despeje o mel e se quiser, não fará mal espalhá-lo sobre as costelas. Agora o alecrim e a cebola. Cubra com papel alumínio e deixe na geladeira pelo menos de um dia para o outro.

No dia seguinte aqueça o forno à 200ºC e asse por 4 horas, sempre bem coberta com o papel alumínio. Depois desse tempo você retira o papel alumínio e deixa no forno à 250ºC até que doure.

costela suina porco assada forno

Ao final você perceberá um maravilhoso molho dourado sobre as costelas caramelizadas. A costela fica tão macia que é difícil retirar da assadeira inteira pois ela quer soltar dos ossos. Mas mesmo assim não perde a textura de carne. Fica macia e com um sabor… Bem, se for preparar esse prato, cuidado, pois o seu sabor conquista corações.

Gordo como um Porco

Eu descarto quase todo o molho que sobra na assadeira por estar completamente saturado de gordura. Aliás, sempre ouço pessoas reclamando do sabor da gordura da carne de porco e penso que isso é um dos principais motivos da sua rejeição, não vale a pena insistir. Mas se você precisar de mais um argumento, deixe esse molho na geladeira de um dia para o outro e veja do que você estará poupando seu corpo (não coloco foto para não estragar o artigo).

Costela de Porco, a Costelinha

A costela de porco, popular costelinha, não deveria faltar num bom churrasco. Lembro de bons tempos em Itanhaém, enquanto as linguiças, picanhas e contra filés iam sendo assados e cuidadosamente fatiados, depois servidos aos glutões, as costelinhas ficavam no alto da churrasqueira assando bem devagar. Ao final todos comiam pelo menos um pedaço, até os que não gostavam ou já tinham comido além da conta. Era importante deixá-la marinando por pelo menos uma hora em limão, sal grosso e alguma cerveja para só depois assá-la bem lentamente.

feed de receitasreceitas no emailreceitas no twitter

About these ads

9 responses to this post.

  1. Meu grande amigo,
    Muito obrigado pela referência. Com certeza vou comer junto um dia, depois de uma bela pescaria de FLY.
    Grande abraço e meu muito obrigado!!

    Resposta

  2. Posted by luma on 29/01/2011 at 16:27

    Gosto da costela na churrasqueira, a primeira carne a ser colocada e a última a sair – muita gente acha exagero, mas houve um dia em que ela ficou 7hs. :D
    Jr. esse tempero também não fica legal com frango?

    Resposta

    • Luma querida,
      Frango por muito tempo só se tb for no bafo e com fogo muito suave, senão resseca. Uma boa dica é você preencher, entre a pele do peito e o peito com uma manteiga aromatizada com ervas. Na assadeira, faça uma cama de cenoura, salsão e cebola. Depois cologo fotos :)
      Muito gostoso ver vc por aqui, obrigado

      Resposta

  3. Posted by Eloy Labatut on 31/01/2011 at 20:28

    Costelinha na churrasqueira é muito bom e a gordura já vai pingando e reforçando o fogo. Mas qualquer hora vou experimentar essa receita.

    Tem alguma receita fácil de fazer defumados em casa? Estou viciado no frango defumado comprado inteiro, dá pra fazer vários pratos com ele, todos ficam bons.

    abraço.

    Resposta

  4. Posted by luma on 31/01/2011 at 20:41

    Mas não entrei em detalhes quanto ao modo de preparo, apenas o tempero ;) Mas vou testar essa caminha para o franguinho :D Boa semana!! Beijus,

    Resposta

  5. Posted by maria da penha martins dos santos on 19/03/2011 at 19:43

    1º Olhar para o céu e agradecer a Deus por ter nos dado sabedoria,amor e paciência. Um verdadeiro poema!!!! Aroma e paladar.Uma verdadeira fusão de ingredientes!
    Quem ama a Gasttronomia, tem todo meu respeito.
    Amo tudo isso!!!

    Resposta

  6. Posted by Tom on 15/01/2012 at 18:40

    Eu fiz, eu fiz, nooooooooooooosa ficou bom demais, foi simplesmente a estrela do churrasco, não teve quem não gostasse, he he sobrou asinha, linquiçinha e afins, mas a costela… que saudades, já estou planejando outra. Abraços!

    Resposta

  7. Posted by Roberta on 20/01/2012 at 17:20

    Nossa amei o blog..essa receita é de dar água na boca…vou tentar faze-lá,e depois falo como ficou.Só tenho uma dúvida..em vez de colocar ramos de alecrim natural,posso colocar o alecrim encontrado no mercado??Espero sua resposta..abraços.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.320 outros seguidores